ENTRETENIMENTO E LAZER

  • 21/08/2019 (15:15:35)

  • GZH

  • Fotógrafo: ABPF / Divulgação

RS terá passeios turísticos experimentais de trem a partir deste final de semana

Maria Fumaça fará os roteiros de Vacaria e do Trem das Missões ABPF / Divulgação

A partir deste final de semana, mais de 30 passeios experimentais de turismo de trem ocorrerão em três regiões do Rio Grande do Sul: em Vacaria, no Vale do Taquari e nas Missões. Para o trajeto que fará Guaporé-Muçum (e vice-versa, num total de oito viagens), entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro, os bilhetes estão esgotados. Mas ainda há disponibilidade para os roteiros de Vacaria, neste final de semana, e das Missões — Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí —, entre 20 e 29 de setembro.

A iniciativa, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), avalia o potencial turístico das regiões

Uma Maria Fumaça — com 11 vagões e capacidade de 500 pessoas — que fica normalmente em Rio Negrinho (SC) será trazida ao Estado para os passeios. Para o trajeto de Guaporé-Muçum, porém, devido aos túneis, será usado um trem a diesel. 

Neste final de semana, em Vacaria, será cumprido um percurso de 20 quilômetros até Capitão Ritter  (Fazenda Socorro), onde haverá shows e food trucks para quem fizer o passeio, que tem participação de 12 entidades locais, informa o vice-presidente da ABPF, Marlon Ilg. 

Para o passeio do Trem dos Vales será utilizado um trem a diesel

No Vale do Taquari, o projeto de um trem turístico tem mais de duas décadas. A ideia, por ali, é realizar, no futuro, uma viagem pela Ferrovia do Trigo, entre Estrela e Guaporé — a expectativa é para 2021. Nos passeios experimentais de agosto/setembro, o trem fará o trajeto de 46 quilômetros entre Guaporé e Muçum, passando por Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados, com duração de duas horas e meia. As saídas de Guaporé estão previstas para as 9h. Já de Muçum, o trem partirá às 14h. O projeto experimental tem parceria com a ABPF, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e a Rumo Logística.

No Trem das Missões, o trajeto é de 55 quilômetros e será feito a bordo de uma Maria Fumaça Mallet.

Atualmente, no Estado, há um roteiro turístico de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves,Garibaldi e Carlos Barbosa a bordo de uma Maria Fumaça, e outro conhecido como Trem das Termas, em Marcelino Ramos. 

Os passeios turísticos experimentais

24 e 25 de agosto - Ainda há vagas Vacaria - Capitão Ritter (Fazenda Socorro). 20 quilômetros de distância (ida e volta de trem), com shows e food trucks na fazenda. Saídas às 8h30min, com retorno por volta das 12h, e às 14h, com retorno no final da tarde. Valor: R$ 65  (o valor inclui o ingresso à fazenda)

31 de agosto e 1º, 7 e 8 de setembro (oito passeios) - Esgotado Trem dos Vales — Guaporé a Muçum (e volta). Pela manhã, às 9h, o trem sai de Guaporé e vai para Muçum. De Muçum, ele volta para Guaporé às 14h. A duração do percurso de 46 quilômetros (por trecho) é de duas horas e 30 minutos. Informações: amturvales.com.br e pelo telefone (51) 3751-3777.

20 a 22 e 28 e 29 de setembro (20 passeios) - Ainda há vagas Trem das Missões — Santo Ângelo - Catuípe - Ijuí (e volta) (20 passeios) Trem sai de manhã de Santo Ângelo, faz parada em Catuípe e depois em Ijuí. À tarde, faz o trajeto de volta. Entre Santo Ângelo e Catuípe são 23 quilômetros e de Catuípe a Ijuí, 31 quilômetros.  Valor: R$ 70 (inclui um trecho de trem e volta de ônibus)

Onde comprar: para os passeios do Vale do Taquari, os bilhetes estão esgotados e é preciso entrar em lista de espera no site da Ihtur Operadora. Para os passeios de Vacaria e o Trem das Missões há lugares disponíveis no mesmo site. Informações: (47) 99986-0600