SAÚDE

  • 21/08/2019 (21:00:09)

  • Repórter: NSCTotal

SAÚDE

​ Dose extra de vacina contra o sarampo começa a ser aplicada nesta quinta em SC 

Devem ser imunizados todos os bebês com idades entre seis e 11 meses

Começa nesta quinta-feira (22) a aplicação de uma dose extra da vacina tríplice viral em Santa Catarina. A chamada “dose zero” foi recomendada pelo Ministério da Saúde para todas as crianças com idades entre seis e 11 meses para evitar a propagação da doença no Estado, após a confirmação de 15 casos importados. 

A tríplice viral protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, mas não substitui as aplicações já previstas no calendário nacional de vacinação, explica a gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, a DIVE, Lia Quaresma Coimbra.

As doses são gratuitas e estão disponíveis em todos os postos de saúde do Estado. Foram confirmados no Estado 15 casos importados de sarampo e outros cinco estão sob investigação.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda e altamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para outras 12 que nunca foram expostas ao vírus ou que não tenham se vacinado.