AGRICULTURA

  • 23/08/2019 (09:44:44)

  • Correio do Povo

  • Fotógrafo: Lucas de Quadros Bauer / Divulgação / CP

RECÉM-NASCIDA NA EXPOINTER

Expointer já tem o seu primeiro filhote

Terneira nasceu dentro do parque e recebeu o nome de Anitta


Ao abrir seus portões para a 42ª Expointer, neste sábado, às 8h, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, terá pelo menos um animal a mais que seus 3.975 inscritos. A vaca FST Optmist Optimal 046, da raça Simental-Fleckvieh, pertencente à Fazenda Santa Terezinha, de Jaquirana, deu à luz uma terneira de 37 quilos logo depois de chegar a Esteio. A cria recebeu o nome de Anitta e já se tornou uma atração da feira deste ano.

Ontem, o público no parque já era significativo, em razão do início dos julgamentos do Freio de Ouro 2019, cuja final ocorre no domingo. Até o início da noite, haviam ingressado no parque 2.491 dos 3.975 animais de argola inscritos, sendo 635 bovinos, 651 ovinos, 607 equinos e 598 aves. 

Aves 

Nesta sexta-feira, o Pavilhão dos Pequenos Animais inaugura um novo ambiente para as aves. Concebido em parceria da Associação Brasileira de Preservadores e Criadores de Aves de Raças Puras e Ornamentais (APCA) com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e apoiado pela Farsul, o projeto privilegia o bem-estar animal.

Segundo o presidente da APCA, Damien Heibutcke, até 2018 as aves ficavam em gaiolas suspensas. A partir desta feira, as gaiolas passam a ser colocadas em tablados, possibilitando que as aves cisquem e descansem. “Construímos um ambiente que se assemelha ao das feiras internacionais”, pontua Heibutcke.