AGRICULTURA

  • 26/08/2019 (14:14:30)

  • Repórter: Assessoria/Expointer

  • Fotógrafo: Leonardo Bortolotto/Especial AU

PAVILHÃO DA AGROINDÚSTRIA É ATRAÇÃO NA EXPOINTER

Concurso da agricultura familiar começa julgando vinhos, sucos, queijo e mel

Com a presença das agroindústrias da região do Alto Uruguai é o pavilhão mais visitado na Expointer e vendeu 51,19% a mais no primeiro dia.

Agroindústria Dalla Vecchia, de Aratiba - Foto: Leonardo Bortolotto/Especial AU

O Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, já em sua oitava edição, começou nesta segunda-feira (26) no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer com as degustações às cegas de quatro vinhos tintos finos, oito vinhos tintos de mesa e 19 sucos integrais de uva. Os produtos avaliados são de 36 expositores do pavilhão.

Jurados avaliam quatro vinhos finos, oito de mesa e 19 sucos integrais de uva - Foto: Fernando Dias/Seapdr

“O concurso é um reconhecimento ao trabalho das agroindústrias familiares, que vêm enchendo este pavilhão. Significa que a população está satisfeita com os produtos comercializados aqui. Os melhores irão mostrar o verdadeiro sabor gaúcho”, destacou o chefe de gabinete da Seapdr, Erli Teixeira.

Foto: Leonardo Bortolotto/Especial AU

De acordo com o pesquisador João Carlos Taffarel, da Embrapa Uva e Vinho, que conduziu o julgamento, este ano o concurso foi beneficiado com a legalização das vinícolas coloniais. “Agora, com as vinícolas coloniais legalizadas, pudemos contar com a presença delas, enriquecendo o concurso”, pontua.

Critérios como limpidez, olfato e gosto são considerados na avaliação do vinho - Foto: Fernando Dias/Seapdr

Na terça-feira (27), serão avaliados o salame, às 9h, e as cachaças prata e envelhecida, ambas às 14h. A premiação ocorre na quinta-feira (29).