EDUCAÇÃO

  • 29/08/2019 (17:13:21)

  • Assessoria UFFS

  • Fotógrafo: Wagner Lenhardt/Divulgação/UFFS

EXPOSIÇÃO DE ESTUDOS

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UFFS expõem trabalhos

Alunos fizeram estudos projetuais para Escola Kaingang e Casa dos Antepassados da Terra Indígena Ventarra


Segue até o dia 20 de setembro, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, uma exposição de estudos projetuais elaborados por acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Projeto Arquitetônico e o Ambiente e têm como tema “Escola Kaingang”. Os universitários estudaram um terreno localizado na Terra Indígena Ventarra, em Erebango, onde está sendo construída uma nova escola para a comunidade.

- Em diálogo com a comunidade escolar, optamos por desenvolver também estudos para um espaço cultural denominado Casa dos Antepassados. Tais estudos serão entregues para a comunidade com intenção de que escolham um deles para desenvolvermos o projeto arquitetônico por meio de um projeto de extensão – explica a professora Nauíra Zanardo Zanin, responsável pela orientação dos trabalhos em conjunto com Vinícius Linczuk e Deborah Machado, também docentes do curso da UFFS.


A disciplina Projeto Arquitetônico e o Ambiente se insere no segundo ciclo do curso, etapa em que os acadêmicos se instrumentalizam com aspectos técnicos e humanos que envolvem a profissão. Nessa fase do curso a ênfase é dada ao ambiente, abordando o conforto ambiental junto a questões de sustentabilidade que permeiam a arquitetura e o urbanismo.

- Oportunizou-se também consolidar aspectos sociais da formação, com o desenvolvimento da sensibilidade e do respeito para compreender diferentes realidades e culturas – destaca Nauíra.



Os trabalhos estão expostos no Saguão do Bloco B.