ECONOMIA

  • 03/09/2019 (20:57:26)

KC-390 - MADE IN BRAZIL

Primeiro cargueiro militar produzido no Brasil é entregue à FAB

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quarta-feira (4) da cerimônia de recebimento do primeiro KC-390, maior cargueiro militar fabricado no Brasil. O evento foi realizado na Base Aérea de Anápolis (GO). O cargueiro KC-390 é uma aeronave de uso militar capaz de realizar transporte tático e logístico, além de reabastecer outros aviões no ar, como caças, durante missões. 

O reabastecimento aéreo pode ser realizado dia ou noite, pois, além das janelas de observação, o KC-390 conta com câmeras de visão noturna.

O cargueiro tem 35 metros de comprimento e capacidade para levar até 80 soldados ou 66 paraquedistas, três tanques ou um helicóptero Black Hawk H-60. Pode ser reconfigurada em até três horas – ou menos – de acordo com a missão. O KC-390 vai substituir o modelo Lockheed Martin C-130 Hércules.

Foram dez anos de desenvolvimento, quatro de testes. O modelo é produzido na cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, na fábrica da Embraer. A FAB assinou o contrato com a empresa de aviação em 2014. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu o "Certificado de Tipo" para o KC-390 em 2018.

Inúmeros testes foram feitos, como lançamento de carga, realização de pouso, lançamento de carga em pista e decolagem em sequência e reabastecimento em voo. Além disso, os treinamentos práticos e teóricos das equipes que devem operar a aeronave começaram em julho, segundo divulgado pela FAB. Os cursos tinham duas etapas: operacional e de manutenção. A sétima aeronave está em estágio final de produção. O avião deverá participar das comemorações do 7 de setembro, segundo noticiou o UOL.