AGRICULTURA

  • 09/09/2019 (10:08:10)

  • Repórter: Assessoria/Sicredi

  • Fotógrafo: Divulgação

GESTÃO E SUCESSÃO 

​ Sicredi UniEstados e Sebrae lançam Programa Gestão e Sucessão na Propriedade Rural

Rural Projeto visa o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de produtores rurais da região.

Vinte famílias de cinco municípios - Erechim, Itatiba do Sul, Barra do Rio Azul, Marcelino Ramos e Viadutos - irão participar do Programa Gestão e Sucessão na Propriedade Rural lançado na tarde de sexta-feira, dia 30 de agosto, no Hotel Villa Premium, em Erechim, pela Sicredi UniEstados e Sebrae.

A abertura do evento foi feita pelo diretor Executivo da Sicredi UniEstados, Elisandro
Marmentini, que afirmou que o tema gestão e sucessão no meio rural é extremamente
importante. Segundo ele, é fundamental falarmos deste assunto, pois devemos olhar para a
continuidade daquilo que se constrói, para quem ficará com o negócio, visando a permanência do
jovem do campo, capacitando este para estar apto a assumir a gestão da propriedade, para que
ela gere resultados e promova melhor qualidade de vida de quem mora no campo.

A apresentação do Programa foi feita pelo Gerente de Desenvolvimento de Negócios da
Sicredi UniEstados, Patrick Luiz Zick, e pelo assessor de Segmento Agro, Fabiano Noronha.
Conforme explanaram, o Programa visa levar maior conhecimento técnico aos produtores rurais,
nas mais variadas atividades que atuam, reduzindo custos na propriedade, melhorando a
comercialização de seus produtos e até mesmo aumentando a sua produtividade. “Será um
processo de aproximadamente seis meses e que levará muito conhecimento aos produtores, além
de orientá-los de como fazer um planejamento de sua propriedade e conversarem sobre a
sucessão familiar”, explicaram. Segundo eles, o mundo precisará aumentar muito a sua produção
de alimentos, e o produtor rural terá um papel fundamental neste processo, por isso é necessário
profissionalização e planejamento. 

CONSULTORIA NAS PROPRIEDADES
A gerente da Regional Norte do Sebrae, Silvana Berguemmaier, e a gestora de projetos,
Catia Roy, repassaram informações técnicas do Programa que tem atuação focada em levantar
informações e apontar melhorias. “É uma iniciativa que busca sustentabilidade financeira e social.

Para o Sebrae, a propriedade rural é uma empresa e deve ser administrada com foco em gestão,
empreendedorismo, inovação e mercado, visando a busca de melhores resultados, para que se
torne lucrativa”, afirma Silvana.

Além desta ação, que contou ainda com uma palestra do consultor do Sebrae, Felipe
Sirena, sobre “Sucessão e profissionalização nos negócios familiares rurais”, o Programa vai contar com um Workshop sobre Educação Financeira, visando fomentar a discussão e aplicação de
práticas de gestão financeira, orientando as pessoas no uso consciente de seus recursos
financeiros através da metodologia de diagnosticar, sonhar, orçar e poupar. Esse encontro será
realizado no dia 12 de setembro.

O Programa também contempla duas consultorias: uma em gestão do agronegócio, com
carga-horária de 9h por propriedade, onde será trabalhada a implantação de fluxo de caixa na
empresa rural, com centro de custo, contas a pagar e receber, orçamento de caixa e análise de
saldo mensal e acumulado. A outra consultoria é técnica, com carga-horária de 20h por
propriedade, que busca aumento de lucros e faturamento, ganho de produtividade, aumento da
eficiência, entre outros. “Será um atendimento customizado focado na necessidade real de cada
propriedade”, explicou Catia. 

O evento encerrou com o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani,
colocando para os presentes a sua experiência de sucessão em sua família. Ele também ressaltou a importância de se fazer um planejamento da vida familiar e da propriedade, explicando ser essa prática fundamental para a sustentabilidade dos seus negócios.