CIDADE

  • 10/09/2019 (14:59:10)

  • Asscom Sicredi

  • Fotógrafo: Asscom Sicredi

COOPERATIVA ESCOLAR

Sicredi inicia a implantação da primeira Cooperativa Escolar

Parceria está estruturada com a EMEF 11 de Abril de Erebango através do Programa A União Faz a Vida

 

Com o compromisso de fazer a diferença na vida das pessoas e desenvolver as comunidades onde atua, o Sicredi iniciou a implantação da primeira Cooperativa Escolar em sua área de atuação. O desenvolvimento deste projeto está acontecendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Abril de Erebango através do Programa A União Faz a Vida para alunos do 5º ao 9º ano. “Esta é mais uma iniciativa que demonstra a forma moderna e sustentável de difundir o cooperativismo” afirma o presidente da Sicredi Sul Minas Euzébio José Rodigheiro.

 As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, onde os próprios alunos são os responsáveis de fundar, administrar e desenvolver sua cooperativa, oportunizando aos alunos participantes o desenvolvimento da liderança, gestão, empreendedorismo e, principalmente, os princípios do cooperativismo.

“Estamos felizes com a oportunidade, estamos superando dificuldades como a de falar em público e ainda adquirindo conhecimento que nos darão novas possibilidades para um futuro melhor”, comentam os alunos Elieser e Viviane do 8º ano.



 O projeto iniciou em agosto e está estruturado em seis etapas e já foram realizadas formações sobre conceitos e os sete princípios do cooperativismo, para a equipe gestora e um encontro que contou com a presença de alunos, pais, professores e diretoria do Sicredi, no qual aconteceu a constituição oficial da UNICOOPERSS – Unidos na Cooperativa Escolar Sementes do Sul – Jovens semeando um futuro melhor através do cooperativismo. “Neste início de caminhada já se torna perceptível no grupo de estudantes envolvidos as transformações e princípios que fundamentam este maravilhoso projeto, tirando do papel e vivenciando os conhecimentos entre teoria e prática. E principalmente fazendo da escola um lugar que desperta a busca da realização de sonhos” completa a professora, Simone Scartazzini.



 No mês de outubro acontece mais uma etapa da formação para os alunos, com foco definição dos cargos. Até o final deste ano está prevista a 1ª Assembleia Geral para constituição oficial da cooperativa, que será inclusive registrada na OCERGS – Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul.

 “Ter a Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Abril, sendo pioneira na implantação das Cooperativas Escolares em parceria com o Sicredi, nos faz orgulhosos de poder demostrar aos nossos alunos a importância da cooperação e as possibilidades que a mesma pode trazer às suas vidas. Podemos citar como exemplo: o diálogo, o respeito, a união e principalmente a organização. Ter uma Cooperativa Escolar na Unidade de Ensino é propiciar aos alunos novas experiências e novas formas de ensino-aprendizagem”, finaliza o Secretário de Educação de Erebango, Rudinei Tomassini.