ESTADO

  • 12/09/2019 (10:37:26)

  • GZH

  • Fotógrafo: Vadim Ghirda / AP

PROJETO APROVADO

Projeto de deputado gaúcho prevê adoção de pets por escolas estaduais

Texto de autoria do deputado Gabriel Souza (MDB) foi aprovado e agora vai à sanção do governador do Estado


Um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa pretende aproximar a comunidade escolar dos bichinhos de estimação e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a adoção de animais abandonados. O texto, de autoria do deputado Gabriel Souza (MDB), foi aprovado pelos deputados na última terça-feira e institui o programa Escola Amiga dos Animais. 

A proposta segue agora para sanção do governador Eduardo Leite (PSDB).

De acordo com o deputado Gabriel Souza, que é também médico veterinário, o projeto estabelece que as escolas da rede pública estadual que tiverem interesse poderão adotar animais dentro da comunidade escolar.

— Nossa ideia é fazer com que as crianças da rede pública estadual tenham contato com um mascote adotado pela comunidade e, com isso, fazer com que a sociedade gaúcha tenha gerações que convivam de maneira amistosa com os animais — explicou Gabriel.

O deputado também explicou que o projeto é autorizativo, ou seja, ele possibilita a adoção dos animais, mas não se trata de uma obrigatoriedade. O Escola Amiga dos Animais poderá contar com a participação de órgãos públicos, empresas privadas e ONGs para que apoiem atividades extraclasse, assim como a manutenção dos animais comunitários.