CIDADE

  • 13/09/2019 (23:18:47)

  • Repórter: cLICrdc

​ APROVADAS MOÇÕES A FAVOR DO REITOR DA UFFS

Vereadores de Chapecó reconhecem novo reitor da UFFS

Discussão sobre nomeação do novo reitor aconteceu nesta sexta-feira

A nomeação do novo reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Marcelo Recktenvald, foi alvo de discussões e votações de moções, durante sessão ordinária, na Câmara de Vereadores de Chapecó, nesta sexta-feira (13). As moções de reconhecimento e de apelo à nomeação ao reitor foram aprovadas por maioria de votos.

O vereador Neuri Mantelli, foi autor de uma Moção de Reconhecimento e o presidente da Câmara, Ildo Antonini (DEM), apresentou Moção de Apelo para que a nomeação seja mantida. O reitor recém-empossado da UFFS foi nomeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), por meio do Decreto de 29 de agosto de 2019.

As moções que eram a favor do reitor, relatam que de quatro em quatro anos a UFFS promove uma consulta prévia e informal à comunidade universitária relacionada à substituição dos cargos de reitor e vice-reitor para indicar os nomes que serão enviados ao CONSUNI (órgão deliberativo máximo da Universidade). Participam da consulta, também, membros da comunidade regional. 

epois de feita a consulta, o órgão tem a responsabilidade de elaborar uma lista tríplice com os nomes que são enviados ao Ministério da Educação. É o Presidente da República que detém a prerrogativa de escolher, dentre os nomes indicados, quem assumirá a Reitoria. Não há hierarquia na lista tríplice, ou seja, qualquer um dos três indicados pode ser nomeado.