ECONOMIA

  • 28/09/2019 (15:41:28)

  • Repórter: NSCTotal

NOVIDADE

Qualidade suíça do novo aeroporto de Florianópolis

Aeroporto mais moderno do país está sendo inaugurado neste final de semana

Santa Catarina, que no ano passado conquistou pela 11ª vez o título de “Melhor Estado para viajar no Brasil”, ganha um aeroporto de alto padrão. Há cerca de duas décadas, a Grande Florianópolis e SC esperavam um terminal de classe mundial, proporcionado agora com a qualidade suíça da concessionária Floripa Aiport, empresa do grupo Zurich Airport. 

Outras melhorias, como uma pista auxiliar para os aviões, controle de acesso digitalizado, esteiras automatizadas para acelerar o despacho de bagagens, fingers para acesso às aeronaves, terraço panorâmico e estacionamento com 2,5 mil vagas — cinco vezes mais que o antigo — também fazem parte da estrutura.

O impacto econômico do novo aeroporto começa pela geração de emprego. Os pontos comerciais geraram cerca de 700 vagas de trabalho. Além disso, 50% das lojas pertencem a empresas catarinenses.

Como é o novo terminal
O prédio do novo terminal foi erguido em 15 meses e chegou a ter 1,3 mil operários trabalhando em três turnos. O espaço tem 49 mil metros quadrados e recebeu investimento de R$ 550 milhões. No interior do terminal, o primeiro saguão é destinado à área de check-in, com 44 guichês para atendimento. Este é o espaço em que haverá menos opções de comércio e alimentação. As malas despachadas sairão das esteiras e passarão por três níveis de inspeção.

Após a passagem pelo raio-x, as áreas de embarque se dividem entre domésticos e internacionais. São 13 portões de embarque, 10 fingers para levar os passageiros diretamente aos aviões e capacidade para 10 aeronaves estacionadas ao mesmo tempo em pontos para passageiros embarcarem. Ainda no espaço superior haverá um terraço com vista panorâmica para o pátio onde ficam as aeronaves. 

A arquitetura preservou espaços na área superior para entrada de luz natural. O acabamento de madeira recebeu, em alguns espaços, tons de marrom, em referência ao aço da Ponte Hercílio Luz, e variações de amarelo, como alusão ao pôr do sol e à areia das praias da Capital.

O piso inferior é destinado ao desembarque e contará com oito esteiras para restituição de bagagem. Ao lado da pista, uma via extra, chamada de taxiway, foi construída para que as aeronaves possam taxiar em direção ao terminal liberando a pista principal para outros aviões. Isso aumenta a capacidade da estrutura de receber voos.

O terminal atual recebe cerca de 4 milhões de passageiros ao ano, mais do que a capacidade instalada, e tem uma média de 10 mil passageiros/dia. Na alta temporada, chega a receber 120 voos ao dia. A expectativa após a inauguração do novo aeroporto é trabalhar com o governo do Estado para oferecer melhores condições e atrair mais companhias aéreas. 

A argentina Flybondi, que esta semana anunciou voos entre Buenos Aires e Florianópolis a partir de dezembro, é a primeira de um movimento que a Floripa Airport espera que aumente com ações de incentivo.

10 curiosidades sobre o aeroporto: 
1 - O primeiro voo no terminal a ser inaugurado vai seguir para Guarulhos (SP) às 4h do dia 1º de outubro. Neste sábado, há passagens disponíveis a partir de R$ 127. Após a última viagem no terminal antigo, por volta de meia-noite, uma força-tarefa será realizada durante parte da madrugada para que a nova estrutura esteja operante para o voo inaugural. 

2 - Apesar de ser um novo terminal, o nome Aeroporto Internacional Hercílio Luz será mantido. 

3 - Um estudo deverá apontar uma nova função para o prédio antigo que, por enquanto, será utilizado para operações de carga. 

4 - O novo terminal de passageiros terá um terraço panorâmico para que os visitantes possam ver, de um ponto privilegiado, o pouso e decolagens dos aviões. Será o primeiro aeroporto no país a ter um espaço como esse - sem precisar ficar se amontoando, como acontece hoje na estrutura antiga. 

5 - Um dos portões do terminal novo será reversível. Ele fica na área do embarque para embarques domésticos. Porém, há a possibilidade de ser utilizado também para rotas internacionais, de acordo com a necessidade. Serão dois portões exclusivos para os trajetos internacionais. 

6 - Uma das novidades é a presença de dez fingers, que ligam diretamente o terminal de embarque à aeronave, sem necessidade de ir na chuva ou subir pelas escadas móveis. O chão dessas pontes será vermelho, como se um tapete fosse estendido para o passageiro. Porém, há 13 portões no terminal, então nem todos terão esses acessos. 

7 - A capacidade prevista era de 2 milhões, porém o número já supera algo em torno de 4 milhões de passageiros ao ano no atual aeroporto de Florianópolis. Já o novo terminal poderá receber até 8 milhões de pessoas por ano, em sua área de 49 mil m². 

8 - No complexo, haverá uma área chamada de "pocket park" - um parque com um pequeno lago. Uma chance para conhecê-lo será no dia 29, dia de Portões Abertos para conhecer o novo aeroporto, com show gratuito do Dazaranha, juntamente com a Camerata Florianópolis, que executará o Hino Nacional Brasileiro. 

9 - O aeroporto terá a primeira loja no Sul do país da famosa rede mundial de cafeterias Starbucks. Ela estará em outros dois pontos dentro do terminal.
10 - A Floripa Airport é a empresa que possui a concessão pelos próximos 30 anos. 

O novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz iniciará operações na próxima terça-feira. Agora, muitas outras empresas catarinenses poderão fazer o mesmo com o equipamento em atividade.