EDUCAÇÃO

  • 23/01/2013 (18:06:00)

  • Da Redação

BARÃO DE COTEGIPE

Comunidade realiza sonho e inaugura prédio da APAE

Depois de muitas campanhas na comunidade, a APAE de Barão de Cotegipe inaugurou na manhã desta quarta-feira (23), sua sede própria

Depois de muitas campanhas na comunidade, a APAE de Barão de Cotegipe inaugurou na manhã desta quarta-feira (23), sua sede própria. O dia foi festivo, por conta ainda das comemorações dos 48 anos de emancipação do município, além de uma Missa de Ação de Graça na Igreja Matriz, almoço de confraternização em favor da APAE, futebol e mateada na praça. As festividades terminam no sábado com a Festa do Frango, na comunidade de Sérvia. O presidente da instituição, Nilton Cipriano Dutra de Souza, se emocionou ao falar do trabalho realizado para a construção da casa própria da APAE.

Um grande número de pessoas foi conhecer as instalações próprias da APAE de Barão de Cotegipe. Ao falar da obra, a diretora Flávia Roberta Jarosz, diz que foi um ano e meio de muitas campanhas e apoios surpreendentes. Flávia declarou que além da comunidade, vieram recursos de São Paulo, R$ 40.800,00 da Pró-Vida - Central Geral do Dízimo, uma instituição sem cunho religioso e também de Erechim, de onde se conseguiu o piso para todo o prédio.

A APAE de Barão de Cotegipe, que tem 10 anos, funcionava em prédios alugados, o que também consumia parte do dinheiro de um convênio com a Prefeitura, cujo valor ainda não é o suficiente para cobrir as despesas com o pagamento de sete colaboradores.

O prédio inaugurado hoje, tem salas para fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, serviço social, atividade pedagógicas, informática, multimídia, anfiteatro, direção, refeitório, cozinha, lavanderia, almoxarifado e sete banheiros, todos adaptados para pessoas portadoras de deficiências.

Nem todas as salas e atividade estão equipadas, diz Flávia. Também faltam móveis, mas aos poucos serão adquiridos junto a comunidade, explica a diretora. Agora, a equipe que forma o corpo docente da APAE entra em férias e retorna em março, assim como os 21 alunos. 

Agora os municípios de São Valentin, Ponte Preta e Itatiba do Sul, vão receber agora o sinal verde da APAE de Barão de Cotegipe, que poderá atender alunos também desses municípios, mediante convênio.