ESPORTES

  • 04/10/2019 (09:16:50)

  • GZH

  • Fotógrafo: Adriana Franciosi / Agencia RBS

GAUCHÃO 2020

Campeonato Gaúcho terá nova fórmula em 2020

Modelo de classificação será enxuto e terá alterações, mas final em ida e volta deve ser mantida

Está definida a nova fórmula do Gauchão 2020, agora de contrato confirmado entre Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e Grupo Globo até o fim de 2021. 

Os 12 clubes da Série A serão divididos em dois grupos de seis. Eles se enfrentam dentro da própria chave (primeiro turno) e fora dela (segundo turno). Primeiro e segundo colocados se cruzam em jogos únicos de semifinal e final, de onde saem os campeões dos turnos. 


Francisco Novelletto passará o cargo da federação, em janeiro, para o seu atual vice, Luciano Hocsman, já eleito - 


Estes, por sua vez, duelarão pelo título do Gauchão. Provavelmente em partidas de ida e volta, e não em jogo único, como chegou a ser cogitado, segundo o presidente da FGF e vice da CBF, Francisco Novelletto.

— Vai ser um bom Gauchão — festejou Novelletto, que, em janeiro, deixa o cargo após 16 anos no comando do futebol gaúcho. Seu vice, Luciano Hocsman, recentemente eleito, assumirá o cargo.

— Decidimos por não exercer uma opção que tínhamos para rescisão do contrato que, caso tivesse sido ativada, afastaria sua aplicação para 2020 e 2021. Na prática, sinalizamos com um “segue o jogo” no Gauchão, com muita satisfação — explicou o diretor de gestão de futebol do Grupo Globo, Fernando Manuel Pinto.