AGRICULTURA

  • 06/02/2014 (22:14:05)

  • Julio Mocellin

  • Repórter: Leticia Fazolin Wendling/Assessoria

  • Fotógrafo: Divulgação

BIODIESEL

BSBIOS aposta em modal ferroviário para mercado interno

Depois de ser a primeira empresa a embarcar biodiesel por modal ferroviário com destino à exportação, a BSBIOS inova mais uma vez, sendo pioneira no envio de biodiesel B100 via ferrovia diretamente para uma distribuidora.

O biodiesel é expedido da unidade da BSBIOS em Passo Fundo (RS) e enviado para a refinaria da BR Distribuidora, em Araucária (PR). O projeto em parceria com a ALL – América Latina Logística trará benefícios logísticos e ambientais. “O novo acesso, além de aumentar a capacidade de transporte, proporciona redução de caminhões e a diminuição de gases poluentes para o meio ambiente”, afirma o responsável pelo transporte de Biodiesel da ALL, Thiago Guerra. Guerra conta que três trens nos trilhos equivalem a 200 caminhões a menos nas estradas e pátios de triagem.

Para o Diretor Comercial da BSBIOS, Gabriel Machado, a operação é um diferencial para os clientes da companhia. “Trabalhamos em um mercado extremamente competitivo e agressivo, no qual precisamos criar mecanismos e diferenciais de fidelização junto aos nossos clientes. A BSBIOS acredita que o seu pioneirismo tem criado meios inovadores de agregar valor à cadeia, sempre contribuindo de maneira responsável ao desenvolvimento sustentável.”

O primeiro carregamento aconteceu em caráter experimental em dezembro de 2013, com o transporte de 10 vagões carregados de biodiesel, o que representa 550 m³ do combustível. Até o final de janeiro a BSBIOS transportou via modal ferroviário aproximadamente 3 mil m³ de biodiesel em 54 vagões. “Agora esperamos ter novos parceiros nessa operação que traz diversos ganhos para a usina produtora, para a distribuidora e para o meio ambiente”, finaliza Gabriel Machado.