ENTRETENIMENTO E LAZER

  • 09/10/2019 (15:35:35)

  • Por Lunetas

LUDICIDADE

Como transformar o quarto das crianças em espaços brincantes

Brinquedos e objetos acessíveis são essenciais para tornar o quarto mais lúdico.


Toda criança tem direito ao brincar. Para tornar este princípio uma realidade, tudo deve começar dentro da própria casa. Nada melhor do que oferecer aos filhos um espaço para eles praticarem o livre brincar, cheio de imaginação e invenções.

Já pensou em organizar o quarto de seus filhos com a intenção de deixá-lo mais brincante? A ideia é fazer algo, ou reinventar disposições, para que o espaço fique mais lúdico e estimule o desenvolvimento da criança.

Um estudo analisou três tipos de quartos infantis e apontou que aquele que mais gerou possibilidades de brincadeiras e conseguiu prender a atenção das crianças por mais tempo durante o brincar, foi o que disponibilizava brinquedos e objetos acessíveis aos pequenos, porém com alguns também em locais mais altos ou guardados dentro de móveis – o que de acordo com a pesquisa, aguça a imaginação e o desejo das crianças por eles. “Este tipo de quarto ainda possibilita que o adulto faça surpresas com objetos guardados, fazendo trocas com brinquedos para descobrir quais deles realmente o filho se interessa em brincar”, disse Patricia.  

Este quarto citado na pesquisa, ainda não possuía um espaço central para brincadeiras, como é de costume, mas possibilitava que as crianças usassem cantos ou até mesmo os próprios móveis (cama, bancada, mesa, por exemplo) para brincar.



A conclusão tirada por este estudo é que se a criança tem acesso a tudo, ela pode não desejar brincar realmente com aquilo que está disponível e não ter o interesse por algo específico.

O quarto da criança deve ser pensado de forma que o pequeno possa explorar o ambiente, brincar com tudo que estiver nele em algum momento.  “Se houver algum objeto perigoso ou frágil, por exemplo, o melhor é não deixá-lo neste espaço para que este quarto não se torne um local de proibição ou castigo, em vez de um lugar brincante”, afirmou Patricia.

Outra dica é deixar objetos no quarto que possam estimular a imaginação infantil com diversas brincadeiras, mas não de maneira explícita. Por exemplo, deixar um lençol em uma gaveta baixa, onde a criança possa mexer e encontrar, usando-o para montar uma cabana, ou para se enrolar nele como se fosse uma capa de super-herói. Outro exemplo é deixar uma caixa de papelão em algum canto do quarto ou perto da cama para que a criança a encontre e a transforme no que quiser.

O importante é que a criança descubra o objeto “diferente” sozinha, sem instrução para a brincadeira. Assim, elas podem ter outros instrumentos para estimular a curiosidade e a criatividade, além dos brinquedos aos quais já estão acostumadas.

Confira dicas para deixar o quarto da criança mais brincante!

  • 🎈Ter um cantinho para brincar, ler ou relaxar é muito bom!;
  • 🎈Que tal fazer uma casinha com caixa de papelão? A casinha de papelão pode deixar o quarto da criança ainda mais lúdico!;
  • 🎈O uso de caixote de plástico, além de ser sustentável, deixa o quarto lindo e fácil de brincar;
  • 🎈Em quartos grandes, dá até para fazer uma parede de escalada!;
  • 🎈Estantes ajudam a organizar os livros e deixá-los ao fácil acesso das crianças;
  • 🎈Um cabideiro pode ficar à disposição com brincadeiras e fantasias;
  • 🎈Existem várias ideias de cabana para deixar o quarto mais charmoso e aconchegante;
  • 🎈Uma opção é transformar a parede em uma espécie de lousa;
  • 🎈Deixar materiais fáceis de pegar para poder desenhar à vontade é sempre uma boa ideia;
  • 🎈Uma ideia para quartos de crianças maiores é pendurar um tecido no teto (com segurança) 
  • para muitas brincadeiras;
  • 🎈Toda criança gosta de lousa no quarto;
  • 🎈Colocar brinquedos em caixas no chão ou em prateleiras baixas facilita as brincadeiras.

 Essa organização no quarto do seu filhos pode ser até, um presente para o dia da Criança, não acha?