ESPORTES

  • 09/10/2019 (23:03:55)

  • GZH

NOVO JULGAMENTO

D'Alessandro, Odair e Renato serão julgados pelo TJD nesta quinta-feira

Expulsos no Gre-Nal, Odair Hellmann e D'Alessandro foram suspensos, mas punição foi anulada pelo STJD André Ávila / Agencia RBS


O meia D'Alessandro e os técnicos Odair Hellmann e Renato Portaluppi serão julgados novamente pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (10), às 17h, por conta das expulsões no Gre-Nal do dia 17 de abril, na final do Gauchão. 

O caso já havia sido encerrado, com suspensão de dois jogos para o argentino, um jogo para o técnico colorado e apenas advertência para o treinador gremista. No entanto, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acolheu recurso da defesa do Inter, anulou as punições e determinou a realização de um novo julgamento. Eventuais penas só serão válidas para o Estadual de 2020.

Os advogados colorados alegaram que três auditores que participaram das audiências e puniram D'Alessandro e Odair deveriam ter se declarado impedidos por serem conselheiros do Grêmio. O pedido foi atendido pelo STJD. 

Por esta razão, as punições foram anuladas, e o caso será julgado de novo pela Terceira Comissão Disciplinar, sem a participação dos auditores impedidos. Independentemente do resultado, caberá recurso ao Pleno do TJD e, posteriormente, ao Pleno do STJD.

D'Alessandro foi denunciado no Artigo 258, §2º, II, que fala em "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões". A pena é de um a seis jogos de suspensão. Já Odair foi citado no artigo 258, que estipula punição de uma a seis partidas por "assumir atitude contrária à disciplina ou à ética desportiva". 

Já Renato Portaluppi será julgado por conta do artigo 258-C, que proíbe "dar ou transmitir instruções a atletas, durante a realização de partida, prova ou equivalente, em local proibido pelas regras". A punição prevista é de um a três jogos de suspensão. Também foi denunciado pelo mesmo jogo o assessor de imprensa do Grêmio, João Paulo Fontoura, por conta dos artigos 250, 243-C e 243-F. O jornalista já havia cumprido 15 dias de suspensão após a decisão do primeiro julgamento. No entanto, também terá de ser julgado novamente.

Como o Gre-Nal em questão foi realizado pelo Gauchão, eventuais punições só serão válidas para o próximo Estadual. Nem Odair, nem Renato e nem D'Alessandro correm o risco de desfalcar a dupla no Brasileirão por conta do julgamento desta quinta-feira (10).