AGRICULTURA

  • 09/02/2014 (01:51:33)

  • Julio Mocellin

  • Repórter: Secom/Piratini

  • Fotógrafo: Secom/Piratini

SAFRA 2013/14

Governador abre a colheita de milho do Estado e comemora crescimento do RS

Com mais de um milhão de hectares plantados, o Rio Grande do Sul deve colher na safra 2013/14 mais de cinco milhões de toneladas de milho, o que reforça a importância do grão para a economia gaúcha. Ciente disso, o governador Tarso Genro participou na manha deste sábado (08), da 3ª Abertura Oficial da Colheita do Milho no Estado, na granja Sartori, em Pejuçara.

A região do Noroeste Colonial é considerada a com maior produtividade média do grão no RS. Por isso, é sede desde a primeira edição da abertura oficial da colheita, que tem o objetivo de mostrar a produção do grão para o restante do Estado e do país, inclusive com a implantação de novas tecnologias, como é o caso da irrigação.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Fernando Mainardi, destacou que o balanço geral da safra é positivo, e que o Rio Grande do Sul caminha para a auto-suficiência em produtividade do grão. "Nós precisamos cada vez mais aumentar a produtividade de nossas lavouras para que o produtor possa obter renda. Obtendo lucro ao final da safra, ele vai ampliar a área de milho plantada, incluindo o uso de novas tecnologias como a irrigação, que garantirá maior produtividade e essa meta da auto-suficiência será atingida", enfatizou o secretário.

Mainardi salientou ainda que a propriedade não foi escolhida por acaso para a abertura da colheita. "Em 30 anos de irrigação por pivô central tínhamos 85 mil hectares irrigados. Nós vamos ultrapassar a marca dos 85, então, vamos atingir em três anos a mesma área de irrigação que foi feita em 30 anos, esse é um avanço extraordinário e que não vai parar mais. Essa propriedade não foi escolhida por acaso, o objetivo é mostrar aos produtores a importância da irrigação para a estabilidade do negócio e da tecnologia envolvida em todas as etapas, desde a escolha da semente até o momento da colheita".

Para o prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzzatti, foi uma honra receber em sua cidade a festa de abertura da colheita do milho, que é um incentivo aos produtores locais. "O evento dá mais visibilidade para a colheita e destaca a importância da agricultura para a região. Os números comprovam isso: 86% do retorno de ICMS na cidade provém da produção primária. E o milho tem um papel importantíssimo nesse contexto", frisou.