CIDADE

  • 18/10/2019 (11:09:22)

  • Correio do Povo

  • Fotógrafo: Divulgação Prefeitura de Lagoa Vermelha

LAGOA VERMELHA

Lagoa Vermelha vai decretar situação de emergência por chuva de granizo

População precisa de doações de colchões, roupas, alimentos e material de higiene


O prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, confirmou na manhã desta sexta que vai decretar situação de emergência no município em razão dos danos causados na cobertura de 4,5 mil residências, pela chuva de granizo registrada na tarde de ontem. O vendaval causou estragos na Avenida Presidente Vargas e nos bairros Pajé, Boa Vista, Oliveira e Gaúcha, além de outros pontos da cidade. Na zona rural também foram registrados danos. Casas com cobertura de telhas de fibrocimento, com espessura de 4 milímetros, foram as mais afetadas.

Segundo Bonotto, milhares de metros de lonas foram entregues a moradores, trabalho que iniciou logo após a tempestade. “Um total de 200 famílias ficaram desabrigadas, sendo que 30 passaram a noite em abrigos. A maioria ficou em casas de parentes e amigos”, disse. O prefeito informou ainda que falta lonas e telhas de fibrocimento na cidade e que o material está sendo trazido de Passo Fundo e outras cidades próximas.



Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Admilson Ferreira da Silva, na noite passada foram entregues marmitas, doadas por empresas, a famílias em situação de vulnerabilidade. “Além disso, o município montou uma cozinha onde foram preparadas refeições”, disse. Silva cita que muitos moradores em melhores condições financeiras já estão recuperando a cobertura das casas, trabalho facilitado diante a estabilidade do tempo.

De acordo com a Defesa Civil, a população precisa de doações de colchões, roupas, alimentos e material de higiene. Silva salienta que alguns têm medo de que, ao saírem de casa, sejam saqueados. Outros foram para casas de familiares. A Defesa Civil estadual também atua no município, em conjunto com a Defesa Civil Municipal , Poder Públicos e entidades.

Cadastramento

A Administração Municipal informa que pessoas que tiveram suas casas atingidas pela chuva de granizo poderão fazer o cadastramento na Estratégia Saúde Família (ESF), dos bairros Vida Nova e Gaúcha, no saguão da Prefeitura, na Igreja do bairro Boa Vista e no Corpo de Bombeiros. Para o procedimento, o cidadão terá que apresentar os seguintes documentos e informações: nome completo, NIS , RG, CPF, data de nascimento, telefone e comprovante de residência - fatura de água ou energia elétrica.

Para receber as marmitas nesta noite, basta ligar para o telefone (99999-3424) e falar com Paulo Mantovani, para a Defesa Civil (99688-7233), e falar com Admilson Ferreira.