AGRICULTURA

  • 18/10/2019 (20:54:59)

  • Assessoria

  • Fotógrafo: Divulgação Emater/RS-Ascar

SÃO VALENTIM

Emater/RS-Ascar realiza Dia de Campo em Armazenagem de Grãos em São Valentim

Cerca de 50 agricultores familiares participaram da atividade, realizada no Clube Caramuru e, à tarde, nas propriedades familiares de Eduardo e Juliano Cominetti e de Auri e Linomar Cagol.


Com objetivo de divulgar a importância e os diferenciais de qualidade dos grãos armazenados na propriedade, a Emater/RS-Ascar, a Cresol, Sutraf e a Prefeitura de São Valentim promoveram, na quinta-feira (17/10), Dia de Campo sobre Secagem e Armazenagem de Grãos na Propriedade. Cerca de 50 agricultores familiares participaram da atividade, realizada no Clube Caramuru e, à tarde, nas propriedades familiares de Eduardo e Juliano Cominetti e de Auri e Linomar Cagol.

Na parte da manhã, após a abertura com a presença de autoridades e lideranças locais, houve explanação da situação da armazenagem pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e a divulgação de linhas de crédito disponibilizadas pela Cresol aos agricultores, principalmente no segmento armazenagem. No município, 17 famílias armazenam grãos em silos construídos a partir de projetos executados pela Emater/RS-Ascar. Estes projetos abrangem dez mil sacos, sendo a maioria utilizada para transformação em leite ou criatórios de subsistência e parte na comercialização. O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, também acompanhou a programação.

O engenheiro agrônomo e extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Carlos Alberto Angonese, fez uma apresentação técnica acerca da importância de se armazenar na propriedade e discorreu sobre o manejo de secagem dos grãos e manejo de conservação ao longo do tempo, através da aeração de resfriamento. Angonese também chamou atenção para os cuidados no manejo das pragas no armazenamento, em especial através do uso do frio e do expurgo no tratamento curativo.



VISITA

A programação prosseguiu à tarde com visitas às propriedades dos agricultores Eduardo e Juliano Cominetti e de Auri e Linomar Cagol. As duas famílias implementaram propostas construtivas diferentes, cada uma adaptada às necessidades de suas atividades fim. Para a agricultora Geni Cagol, que instalou uma unidade armazenadora na propriedade no ano passado, “as vacas estão adoecendo muito menos e não foram registradas mortes de matrizes comuns antes da guarda dos grãos na propriedade”.

 “Com o resultado deste evento, a Emater/RS-Ascar espera um incremento significativa do número de unidades armazenadoras a serem implementadas no próximo ano”, projetou Angonese.