EDUCAÇÃO

  • 20/10/2019 (17:33:08)

  • GZH

  • Fotógrafo: Reprodução / Gabarito oficial PUCPR

QUESTÃO POLÊMICA

Universidade do Paraná usa "fala polêmica" de Bolsonaro em questão de vestibular

PUCPR solicitou que os candidatos considerassem a afirmação do presidente para responder "qual opção realmente contribui para a preservação do meio ambiente?"


A polêmica resposta dada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) a um repórter no dia 9 de agosto deste ano virou questão da prova de Geografia do Vestibular de Verão 2020 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), realizado no sábado (19). 

À época, ao ser questionado sobre como conciliar preservação ambiental ao crescimento econômico, o presidente respondeu: "É só você deixar de comer, menos, um pouquinho. Você fala para mim em poluição ambiental. É só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante a nossa vida também. Agora, o mundo, quando eu falei que cresce mais de 70 milhões por ano, precisa de uma política de planejamento familiar. Não é controle, não, você vai ler na capa da Folha amanhã que eu tô dizendo que tem que ter controle de natalidade".

Na prova, a universidade solicitou que os candidatos considerassem a fala de Bolsonaro para responder "qual opção realmente contribui para a preservação do meio ambiente?", seguida de cinco alternativas para escolha. De acordo com o gabarito oficial, a opção correta seria "ampliação da coleta e tratamento do esgoto".

Nas alternativas incorretas, constam as opções: "priorizar a agropecuária extensiva como prática produtiva", "criminalização das Organizações Não Governamentais (ONGs)", "restrição da divulgação dos dados relativos ao desmatamento" e "redução do efetivo das instituições ambientais que monitoram o impacto das atividades humanas".

A PUCPR recentemente foi classificada como a terceira melhor universidade privada do país pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2019. A instituição não se pronunciou sobre a escolha da questão na prova de Vestibular.