ESPORTES

  • 22/10/2019 (13:08:43)

  • NSC

  • Fotógrafo: Tarla Wolski, Especial, BD

PROVÁVEL REBAIXAMENTO

Avaí e Chapecoense têm chances mínimas de escapar do rebaixamento no Brasileirão

Leão tem risco de 0,7% de escapar da Série B 2020, enquanto percentual da Chape é de 1,2%


Avaí e Chapecoense estão mais próximos dos rebaixamento à Série B 2020. Os dois representantes de Santa Catarina somam 17 pontos cada no Brasileirão, com 11 rodadas para o término da competição. A chance de escapar da degola ronda o 1% para ambos, segundo o departamento de matemática da UFMG, que calcula probabilidades do Campeonato Brasileiro. A situação é delicada para ambos.

Com a derrota por 1 a 0 para o São Paulo, no último domingo, o Avaí acumula sete partidas seguidas sem vencer. Em um intervalo de um mês, depois da última vitória, sobre o Atlético-MG, o Leão somou apenas um ponto. Com isso, o percentual de probabilidade de rebaixamento aumento. Hoje, segundo a UFMG, a equipe azurra tem 0,7% de chance de escapar da degola.

Já a Chapecoense chegou a 12 partidas sem vencer no Brasileirão ao ficar no empate com o Goiás no domingo, na Arena Condá. A equipe chegou a estar vencendo por 2 a 0 e sofreu a igualdade no final da partida. O último triunfo da Chape foi justamente sobre o Avaí, em 18 de agosto, em Chapecó. Com apenas três pontos somados desde então, o Verdão do Oeste tem 98,l8% de chance de ser rebaixado à Série B 2020.

Com os mesmos 17 pontos, Avaí e Chapecoense estão 11 pontos atrás do Cruzeiro, primeiro time fora do Z4 do Brasileirão, em 16º. Para escapar do rebaixamento, hoje, somar 43 pontos podem ser suficientes - correspondem a 12% de chance de degola, segundo a UFMG.

Para chegar a isso, os representantes de Santa Catarina precisam de 26 pontos nas 11 rodadas que têm pela frente, o que representa aproveitamento de 78,8%, somente o líder isolado Flamengo atingiu isso até agora no Brasileirão.

Avaí e Chapecoense ainda vão se enfrentar na 34ª rodada do Brasileirão, e tentam ao menos chegarem vivos até o dia 23 de novembro, quando está previsto o jogo, para que o duelo catarinense possa representar alguma chance de continuar na briga contra o rebaixamento.

Avaí - próximos jogos

Domingo - 18h

Avaí x Palmeiras

Dia 30 (quarta) - 19h30min

Avaí x Fortaleza

Dia 3 (domingo) - 19h30min

Goias x Avaí

Chapecoense - próximos jogos

Sábado - 19h30min

Fluminense x Chapecoense

Dia 30 (quarta) - 19h30min

Atlético-MG x Chapecoense

Dia 2 (sábado) - 21h

São Paulo x Chapecoense