ESPORTES

  • 22/10/2019 (15:04:39)

  • Assecom/Inter

  • Fotógrafo: Ricardo Durte

NOVO COMANDO COLORADO

Zé Ricardo é apresentado oficialmente como novo técnico do Internacional

Zé Ricardo foi oficialmente apresentado à torcida no final da manhã desta terça (22/10) e declara: "Defender esta camisa é um privilégio, vou viver o Clube todos os dias"


Anunciado como novo comandante do Internacional na última segunda-feira (21/10), Zé Ricardo foi oficialmente apresentado à torcida no final da manhã desta terça (22/10), em entrevista coletiva concedida na sala de imprensa do Beira-Rio. O contrato do técnico, que, junto da comissão permanente do Clube, à qual será integrado Ricardo Colbachini, terá na casamata a companhia do auxiliar Cléber dos Santos, se estende até o dia 31 de dezembro de 2019. Nome experiente, que já participou de duas Libertadores em seus quase quatro anos de carreira, o treinador teve como último trabalho o comando do Fortaleza, encerrado em setembro deste ano.

O presidente Marcelo Medeiros e o diretor executivo Rodrigo Caetano apresentaram o novo técnico colorado que, na sequência, assumiu o microfone e revelou estar consciente do tamanho da missão em comandar um gigante como o Internacional. "Desde o início de nossa carreira como treinador sabemos que esta é uma função marcada por desafios. E envergar esta camisa, pesadíssima, é um grande desafio. Confio no Clube, no grupo de jogadores e na comissão, e sei que, apoiados por nossa torcida, temos todas as condições de alcançar o objetivo de classificar o Inter para a Libertadores de 2020." Nesta quarta-feira (23/10), Zé Ricardo comandará, a partir das 10h, seu primeiro treinamento à frente do Clube do Povo.



Confira os principais trechos da coletiva:

Marcelo Medeiros:

"É grande a satisfação em apresentar um treinador que dispensa comentários. Trata-se de um profissional dono de uma carreira consolidada e que eu gostaria de agradecer publicamente pela decisão de abraçar esta missão. Desejo muito sucesso, com a certeza de que tua contribuição será fundamental para que possamos atingir as metas definidas."

Rodrigo Caetano:

"Na semana passada intesificamos a carga para que o Zé Ricardo ficasse conosco e, ontem, após refletir, ele decidiu abraçar esta missão."

"Confiamos na qualidade do profissional, em seu potencial de liderança, experiência, treinamentos e visão de jogo; e não temos dúvida de que, o mais rápido possível, ele será capaz implementar suas ideias sem drásticas rupturas, assim introduzindo no grupo suas particularidades como treinador."

"A partir de hoje esperamos olhar para a frente, pensar o jogo a jogo, satisfeitos de saber que contamos com um profissional totalmente engajado na nossa missão, entregue ao Clube de corpo e alma."

Zé Ricardo:

"O grupo tem um grande potencial, o que nos permite visualizar um final de ano à altura do que o Clube merece. Não vai ser de graça, ninguém vai facilitar para a gente, mas sabemos da nossa força."

"Respeitamos muito o trabalho que vinha sendo feito e os resultados alcançados. Sabemos que não existe tempo para mudanças drásticas e, mais do que isso, reconhecemos que aqui existem muitas coisas boas que, somadas as nossas particularidades, têm tudo para maximizar o potencial do grupo."

"Precisamos pontuar. O que buscamos é um comportamento agressivo, que goste de ficar com a bola independente de campo, mas também sabendo respeitar o que nossos adversários impõem. Queremos buscar o gol, sabendo que quanto mais perto dele estivermos, mais fácil será marcar, e mais afastados de nossa área estaremos."

"Nosso dia a dia será muito intenso. Estarei no Clube todos os dias para buscar a intimidade com os profissionais que aqui estão e, assim, alcançar o melhor rendimento possível dentro de campo."

"Recebi um primeiro telefonema na sexta-feira e, desde o início, tudo foi conduzido com muita verdade e honestidade, o que merece ser enfatizado. Quando tomei a decisão, já sabia o que me esperava. Estou muito consciente do meu papel e aceitei o desafio de colocar o Inter na Libertadores de 2020."

José Ricardo Mannarino teve uma trajetória de quase 10 anos nas categorias de base do Flamengo, participando do processo de formação de diversos importantes jogadores e terminando sua trajetória na categoria com o título da Copa São Paulo de Futebol Jr em 2016. No mesmo ano, assumiu o time principal do Flamengo e levou a equipe ao 3º lugar do Brasileirão. Também foi campeão carioca invicto em 2017. Ainda no mesmo ano se transferiu para o Vasco em uma campanha que chegou a atingir 11 jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, levando a equipe para Copa Libertadores da América. Pelo time cruz-maltino foi eleito melhor treinador do Campeonato Carioca 2018

Zé Ricardo comandou o Botafogo na temporada 2018. Em seu último trabalho, em 2019, treinou o Fortaleza até o mês de setembro.



Ficha técnica:

Nome: José Ricardo Mannarino

Nascimento: 13/03/1971 – 48 anos

Natural: Rio de Janeiro (RJ)

Trajetória:

2012 a 2016 | Flamengo (categorias de base)

2016 | Flamengo

2017 | Vasco

2018 | Botafogo

2019 | Fortaleza

Principais conquistas:

2016 | Copa São Paulo de Futebol Jr

2017 | Campeonato Carioca

2018 | Melhor treinador do Campeonato Carioca