GENTE

  • 05/11/2019 (15:46:08)

  • Portal Só noticia boa

  • Fotógrafo: Reprodução / Instagram

A DESCOBERTA DAS PALAVRAS

VÍDEO - Idosa lê 1ª palavra aos 62 anos e se emociona


É impagável a emoção de uma idosa no momento em que consegue soletrar, identificar e ler a primeira palavra da vida dela, aos 62 anos!

Dona Maria Nazaré da Conceição, tentava aprender a ler e escrever há anos, mas não conseguia. Até que conheceu a psicopedagoga Izabel Silva, na Escola Municipal Maria Cristina – em Parnamirim, no Rio Grande do Norte – e deu certo.

Izabel gravou o momento em que dona Maria lê as letras “m”, depois “o” e junta as duas para formar o fonema “mo”. Em seguida ela une com as letras “l”e “a” e se emociona ao descobrir que leu a palavra “mola”. Dona Maria e a psicopedagoga ficam tão felizes que caem na gargalhada. (vídeo abaixo)

A filha dela, Rejane Barbosa dos Anjos, de 32 anos, enviou o vídeo para o SóNotíciaBoa e contou que a mãe não pôde estudar quando era mais jovem.

“Teve muitas dificuldades na infância, teve que trabalhar muito cedo, como acontece com boa parte da população. Ela está tentando aprender a ler há muitos anos”, contou.

“Ela já passou por muitas escolas, mas nunca conseguiu aprender. E esse ano a escola conseguiu uma psicopedagoga que está ajudando. E depois de mais de vinte anos ela está conseguindo aprender as primeiras palavras”, comemorou Rejane,

Ela conta que dona Maria Nazaré da Conceição, que é viúva e trabalhava como empregada doméstica e faxineira, sempre incentivou os filhos a estudar, tanto que Rejane é formada em Relações Internacionais e dá aulas de reforço escolar.

E agora que já está dando os primeiros passos no português, Dona Maria quer voar mais alto.

“O sonho dela é escrever uma carta para cada um dos filhos e quando terminar os estudos quer fazer faculdade”, concluiu a filha.

Assista ao vídeo da 1ª palavra: