CIDADE

  • 09/11/2019 (10:47:42)

  • Repórter: O Sul

​ A NAMORADA DESDE 2005

Lula anuncia casamento e beija namorada em discurso

Em 2005, Lula determinou que a Itaipu contratasse a "namorada", sem necessidade de concurso. O salário dela é de R$ 17 mil

Após ser solto em Curitiba, o ex-presidente Lula disse em discurso que vai se casar com a atual namorada, Rosangela Silva. Em meio a gritos de apoio, Lula beijou a socióloga em cima do palanque montado por militantes.

O namoro entre “Janja” e Lula foi revelado em maio pelo ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira. “Ele está apaixonado e seu primeiro projeto ao sair da prisão é se casar”, declarou o ex-ministro na época. Rosângela era "amiga" pessoal de Lula desde os tempos das caravanas da cidadania. O namoro é antigo, antes mesmo de Lula ficar viúvo. Nas redes sociais, o “beijo” de Lula provocou centenas de comentários.

A namorada do ex-presidente Lula da Silva, Rosângela Silva, a "Janja", consta do quadro de funcionários da Usina Binacional de Itaipu desde janeiro de 2005, quando foi indicada pelo próprio Lula sob tutela de Jorge Samek, o ex-diretor-geral da estatal, que foi uma espécie de protetor dela.

Janja foi contratada sem processo seletivo para trabalhar no escritório da Itaipu Binacional, em Curitiba, depois da eleição do petista. Na época, a estatal tinha como diretora financeira Gleisi Hoffmann, a atual presidente do PT. A relação dos dois, porém, sempre foi muito discreta. Poucas vezes foram vistos juntos. Um dos raros registros ocorreu em novembro de 2009. 

Janja era vista em horário de expediente na sede da PF em Curitiba, visitando o namorado


Lula estava no seu segundo mandato. Janja foi a Brasília oficialmente para participar de um seminário sobre questões de gênero. Coordenadora de programas sociais da empresa, ela aproveitou a viagem para entregar um presente a Lula. Dias antes, o ex-presidente havia completado 64 anos. Lula adorou o presente.