ESTADO

  • 18/11/2019 (14:18:26)

  • Rádio Uirapuru

  • Repórter: Leandro Vesoloski

FERIADÃO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Reforço na fiscalização e forte atuação das polícias: o resultado foi menos mortes neste feriadão no RS


Na região de competência da Delegacia da PRF em Lajeado, entre Vitor Graeff e Nova Santa Rita, na BR-386, e ainda parte da BR-470, a equipe contou com reforço no efetivo, em especial na quinta-feira à noite, na sexta-feira pela manhã e no domingo a partir das 14h.

A saída para o feriado foi mais tranquila, com fluxo intenso no sentido capital-interior, porém bem distribuído. Já no domingo, retorno do feriadão, o aumento do fluxo se deu no sentido contrário, com início já no começo da tarde, estendendo-se até as 22h, aproximadamente.

Durante toda a operação, aconteceram sete acidentes que resultaram em lesões nos envolvidos. Nos demais acidentes, em sua maioria colisões traseiras, houve apenas danos materiais nos veículos. Nenhuma morte ocorreu durante o feriado.

Comparativo

2018 – 06 acidentes com feridos; 06 pessoas com lesões; quatro mortes.

2019 – 07 acidentes com feridos; 10 pessoas com lesões; nenhuma morte.

Foram fiscalizados 492 veículos e confeccionados 142 autos de infração, a maior parte deles por ultrapassagens irregulares e pela falta do uso do cinto de segurança. O teste do etilômetro foi realizado em 254 condutores. Dez deles foram autuados pelo uso de álcool, e dois foram detidos e encaminhados à polícia judiciária.

Nas ações de educação para o trânsito, houve o atendimento a 307 pessoas durante as abordagens em automóveis e ônibus. Motoristas e passageiros foram orientados sobre a importância de se ter atitudes responsáveis na rodovia.

Rodovias Estaduais


Na área de jurisdição do 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar com sede em Passo Fundo, que atende 229 municípios na região norte e nordeste do Estado, ocorreram 22 acidentes de trânsito sendo 12 com danos materiais, oito com lesões corporais e dois com mortes. Vinte e duas pessoas ficaram feridas.

Durante o feriadão foram fiscalizados 1887 veículos sendo que 2792 pessoas foram identificadas e duas foram presas por estar envolvidas em crimes diversos.

Os acidentes com morte foram registrados na RSC 481 no interior de Salto do Jacuí, onde um homem que conduzia um Ford Ka morreu após o veículo capotar e chocar-se com um barranco. O caroneiro do veículo ficou ferido.

Já na ERS 477 em Áurea, o caroneiro que viajava em um Ford Escort morreu após o condutor sair da pista, capotar e bater em um poste. A vítima fatal é um jovem de 15 anos. O motorista do veículo ficou ferido e foi conduzido para atendimento médico em Erechim.