ECONOMIA

  • 25/02/2014 (13:56:24)

  • Julio Mocellin

  • Repórter: MB Comunicao Empresarial

ERECHIM

Aurora reúne imprensa e autoridades em Erechim para expor resultados

A Coopercentral Aurora Alimentos reuniu autoridades e profissionais de imprensa para apresentar os resultados das atividades industriais e as ações da Fundação Aury Luiz Bodanese no município de Erechim. O ato foi desenvolvido na Sociedade Esportiva e Recreativa Aurora e reuniu 140 pessoas.

O presidente da Cotrel, cooperativa filiada à Coopercentral, Luiz Gonçalves Paraboni Filho abriu o evento e destacou a parceria entre as duas sociedades cooperativas. O vice-presidente da Aurora, Neivor Canton, apresentou os principais números do desempenho de 2013.

Em um dos melhores resultados de seus 45 anos, a Cooperativa Central Aurora Alimentos obteve, em 2013, uma receita operacional bruta de 5 bilhões 711 milhões de reais, com 23,6% de crescimento em relação ao ano anterior. As sobras do exercício foram de 302 milhões de reais (66% de incremento) e tiveram a seguinte destinação: 150 milhões para Fundos de Reservas, 104 milhões capitalizados às 12 cooperativas filiadas e 44 milhões distribuídos às filiadas.

A presidente da Fundação e gerente de comunicação da Aurora, Isabel Cristina Machado, apresentou os números que demonstram o desempenho das ações. A instituição atua com base em nove programas: Vivendo Saúde, Atitude Agora, Amigo Energia, Roda de Leitura/Contação de História, Família é Tudo, Projeto Dança, Projeto Canto Coral e A Turminha da Reciclagem, além do Centro de Memória Fundação Aury Luiz Bodanese financiados com recursos da Coopercentral Aurora Alimentos. Em seis anos foram 599.796 pessoas envolvidas em 4.415 atividades. Na execução desses programas, a Fundação contou ainda com parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, do Instituto Guga Kuerten (IGK), além de cooperativas e outras empresas e instituições.

A supervisora administrativa Marili Gielov Clen relatou as ações no município. Em Erechim, a Fundação Aury Bodanese promoveu a “Ação Cooperada”, em 2011 e 2013. O objetivo foi aproximar a comunidade da empresa, oportunizar a ampliação do conhecimento da história e da importância da cooperativa para o município e para a região.