ECONOMIA

  • 16/04/2014 (08:33:39)

  • Assessoria

  • Repórter: Secom/PME

  • Fotógrafo: Assessoria

Prefeito Polis volta de Missão Empresarial com novas perspectivas

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhou missão de empresas do setor metalmecânico de Erechim à maior Feira Mundial de Tecnologia Industrial, a Feira de Hannover. A missão brasileira ficou na Alemanha entre 8 a 13 de abril.

Ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, Polis conheceu novas tecnologias e tendências do setor, como a automação industrial (sistemas e soluções de automação de processos, de fábricas e de prédios), tecnologias móveis (híbridas e elétricas), além da indústria digital (processos integrados e soluções de tecnologia da informação) e da indústria Greentec (tecnologias limpas).

Do lado de fora da Feira, o prefeito também aproveitou para entender melhor algumas políticas públicas e ações de mobilidade urbana desenvolvidas nas cidades alemãs. Em seu retorno a Erechim, Polis reuniu parte do secretariado e os vereadores da base para compartilhar impressões e o aprendizado da viagem. Ele destacou a disciplina alemã como diferencial do País que mantém sua economia forte, apesar da crise na Europa.

Segundo Polis, o planejamento de longo prazo é um dos segredos do país germânico. “Muitas vezes, temos pressa em solucionarmos os problemas e o fazemos sem o devido planejamento. Saio da Feira de Hannover ainda mais convencido de que devemos seguir dando respostas rápidas às demandas da população, mas elas precisam estar conectadas a uma proposta sustentável e que veja a cidade no médio e longo prazo.

A comitiva erechinense foi composta pelo prefeito Polis, secretário Marmentini e empresários associados à Rede Metal Mecânica do Alto Uruguai. Hoje, o setor metalmecânico emprega mais de 4,3 mil pessoas apenas em Erechim em 75 empresas. No total, 42 empresas brasileiras participaram da Feira de Hannover, sendo 25 delas gaúchas (5 erechinenses). A missão brasileira contou com o apoio da APEX-Brasil numa realização da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).