Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Centro de Referência à Mulher prestou assistência a mais de 400 mulheres em situação de violência em 2023

Os serviços reestruturados nos últimos anos contam com equipes técnicas especializadas que lidam diretamente com as demandas relacionadas às violações de direitos das mulheres.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
14/02/2024 14:14 – atualizado há 12 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), vinculado à Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do município, prestou assistência a mais de 400 mulheres em situação de violência em 2023. Destas, foram realizados em média 1.200 atendimentos individualizados e mais de 500 visitas domiciliares.

Os serviços reestruturados nos últimos anos contam com equipes técnicas especializadas que lidam diretamente com as demandas relacionadas às violações de direitos das mulheres. Além de fornecer atendimento direto, essas equipes trabalham em conjunto com outros setores para promover a conscientização e prevenção da violência. No ano passado, foram realizadas 25 palestras em escolas estaduais e municipais, bem como em instituições privadas, alcançando mais de 750 pessoas e abordando temas que incubem a prevenção da violência.

Uma das iniciativas de apoio às mulheres atendidas é a realização de rodas de conversa, visando fortalecê-las e ajudá-las a superar situações de violência por meio de um trabalho em grupo. No último ano, foram realizados 10 encontros com temas variados, proporcionando às participantes diferentes perspectivas sobre a questão. A Coordenadoria e o CRAM também organizam eventos anuais, capacitações em rede e campanhas de prevenção ao feminicídio e à violência contra as mulheres, cujo impacto se estende aos municípios da região do Alto Uruguai.

A coordenadora do CRAM, Tatiane Uecker reforça que para além de realizar um trabalho especializado, os equipamentos buscam acima de tudo fortalecer essas mulheres por meio da formação profissional. 

“É importante reforçarmos que o CRAM e a Coordenadoria embora trabalhem diretamente no atendimento dessas mulheres em situação de violência, também possuem como diretriz fortalecer cada uma delas na sua autonomia que envolve o lado econômico. Inúmeras mulheres por vezes ficam submetidas a várias violações de direitos, por não possuírem uma renda fixa a qual consigam garantir sua subsistência, assim, implementamos cursos profissionalizantes como de manicure/pedicure, curso de gestão financeira e cuidadora de idosos, oferecendo uma nova oportunidade de ressignificar suas próprias histórias”, afirma.

Para a secretária de Assistência Social, Clarice Moraes é de extrema importância o trabalho que é realizado. 

“Sabemos que a violência contra as mulheres existe, e infelizmente se faz necessário termos espaços que possam tratar dessa problemática de forma empática e que acolha as vítimas em primeiro lugar. Nosso trabalho é acima de tudo prestar apoio e fortalecer essas vítimas, mas também como coletivo na busca da erradicação da violação de direitos”.

A Coordenadoria da Mulher e Centro de Referência à Mulher estão localizados na rua Bejamim Mosena, 181 atrás do Centro de Referência do Idoso – Programa 60+.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE