Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Curso na UFFS capacita mais de 210 profissionais da educação

Formação abordou o momento de transição e continuidade vivenciado pelas crianças entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ascom UFFS - Campus Erechim
por  Ascom UFFS - Campus Erechim
22/02/2024 10:46 – atualizado há 1 dia
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais de 210 profissionais da educação participaram, no dia 8 de fevereiro, de um curso de extensão, promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, que abordou o momento de transição e continuidade vivenciado pelas crianças, principalmente entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A capacitação é parte da 4ª edição do programa de extensão Seminário Permanente em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da UFFS, em parceria com o Colégio Marista Medianeira e o Fórum Regional de Educação Infantil do Alto Uruguai Gaúcho (FREAIG).

Profissionais de diversos municípios participaram da capacitação (Créditos: Wagner Lenhardt/Divulgação/UFFS)

O curso foi idealizado por uma comissão composta pela professora Flávia Burdzinski de Souza, além de ex-estagiárias de Educação Infantil e professoras do curso de Pedagogia. Conforme explica a professora Flávia, a temática da capacitação foi pensada levando em consideração a importância de uma maior e melhor compreensão sobre o assunto.

- A transição e continuidade vivida pelas crianças, principalmente entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais, é um tema bastante caro e importante no campo da educação básica. Como essas duas etapas possuem uma organização curricular bastante diferente, acabam, muitas vezes, esquecendo das crianças e visualizando apenas os “alunos”, construindo práticas desprovidas de sentido e significado para esses sujeitos, que estão vivendo uma etapa da vida que merece nosso respeito e compreensão.

A programação incluiu palestras, rodas de conversa, minicursos e relatos de experiências sobre assuntos como abuso sexual, direitos das crianças, diversidade indígena, antirracismo, musicalização, literatura, saúde e bem-estar, além de projetos de pesquisa. Participaram do curso profissionais de diferentes municípios, como Aratiba, Getúlio Vargas, Barão de Cotegipe, Ipiranga do Sul, Faxinalzinho, Jacutinga, Passo Fundo, Viadutos, Severiano de Almeida, entre outros.

Programação incluiu minicursos com temáticas variadas (Créditos: Flávia Burdzinski de Souza/Divulgação/UFFS)

A professora Deoclecia Nicolli, que leciona em uma escola municipal de Educação Infantil em Erechim e é egressa do curso de Pedagogia da UFFS, pontua que a capacitação oportunizou a reflexão sobre como os temas abordados podem ser trabalhados na prática.

- Foi um movimento com temas muito importantes. Além disso, todo o evento foi muito acolhedor, pensado nos mínimos detalhes: o lanche, o chá, o café, os espaços brincantes que inspiram e convidam para a reflexão e o encantamento pela educação. Com certeza, precisamos de mais eventos como esse, com temas pertinentes e que são vivenciados nas escolas – destaca.

Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Barãozinho, de Barão de Cotegipe, Márcia Martini Farina reuniu 42 professores para participarem do evento na UFFS.

- O curso ocorreu em um momento muito oportuno, pois o início de ano letivo é sempre desafiador. Participar com o grupo de educadores da rede municipal de Barão de Cotegipe foi muito importante para fortalecer conceitos, por exemplo: a concepção de criança que temos e como colocamos esta concepção nas práticas do cotidiano, além do fazer docente com acolhimento e afetividade. Sem dúvida, ouvir e refletir sobre assuntos tão pertinentes à prática nas escolas das infâncias é sempre importante. A programação do curso, incluindo o local em que foi realizado, proporcionou a interação com os espaços e com educadores de vários municípios. Excelente organização e qualidade dos palestrantes e temas explanados. Precisamos de mais momentos assim, isso fortalece a região no que se refere às tão necessárias mudanças nas práticas das escolas de Educação Infantil - ressalta Márcia.

Integração e conhecimento

Os organizadores da formação ressaltam também a importância do curso enquanto momento de integração da UFFS com a comunidade regional.

- Momentos formativos como esse são também um modo de aproximar ainda mais a Universidade das escolas de educação básica de Erechim e região, criando laços e reflexões potentes sobre a(s) infância(s) na atualidade – destaca a professora Flávia Burdzinski de Souza.

Professora Flávia: “Acabam, muitas vezes, esquecendo das crianças e visualizando apenas os ‘alunos’” (Créditos: Wagner Lenhardt/Divulgação/UFFS)

- Foi um orgulho construir uma programação que contou com o apoio de muitas escolas e também de egressas e acadêmicas do curso de Pedagogia, que doaram o seu trabalho para tornar isso possível. Com os valores arrecadados conseguimos fornecer lanche (café, chá, frutas) e materiais suficientes para desenvolver os minicursos. Além disso, foi possível adquirir quatro recursos pedagógicos para a Brinquedoteca do Campus e contribuir com os próximos cursos e formações. Agradeço toda a equipe de trabalho e comissão organizadora por viabilizarem esse curso de extensão, que só deixou marcas positivas nas suas 10 horas de duração – completa a docente da UFFS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE