Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Tech

Modo silencioso do Instagram agora segura alertas na rede social e avisa que o usuário está ocupado

Novidade ainda não está disponível no Brasil, mas deve chegar em breve.

OSul
por  OSul
22/01/2023 20:38 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instagram anunciou um novo modo para interromper notificações na rede social durante períodos específicos de tempo. Apelidada de “Quiet Mode” (“modo silencioso”), a novidade já está disponível para celulares Android e iPhone (iOS) em alguns países e deve ser liberada aos poucos para toda a base de usuários.

A opção notifica os contatos sobre o fato de que o indivíduo está com esse modo ativado, e pode ser bastante útil para quem deseja dar um tempo, a fim de para focar em outra atividade.

A novidade do Instagram está disponível no menu de configurações do aplicativo. Quando ele estiver ativado, você não receberá notificações, e os usuários que te enviarem mensagens diretas (DMs) receberão uma mensagem automática avisando que você está no modo silencioso.

Por enquanto, ele está disponível somente nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Nos outros países, deve chegar ao longo dos próximos meses.

O próprio Instagram incentivará seus usuários a ativarem o modo silencioso depois de um período de uso, durante a noite. Para isso, enviará notificação para estimular o uso da novidade, de uma maneira similar ao que acontece no TikTok quando se passa muitas horas rolando o feed.

Dicas

O modo silencioso do Instagram ainda não está disponível no Brasil. Por isso, caso você esteja por terras brasileiras, é preciso aguardar o lançamento da novidade para usá-la. Porém, se você estiver em algum dos países contemplados, basta seguir os seguintes passos:

– Abra o aplicativo e vá no menu de sanduíche, no topo direito da tela;
– Toque na opção “Configurações”;
– Procure pela opção “Quiet Mode” e toque sobre ela. Faça os ajustes necessários, selecionando o período que você deseja ficar sem notificações no Instagram. Pronto, o modo silencioso será ativado. Vale lembrar que as notificações voltam ao normal após o tempo estipulado por você.

Além do modo silencioso, o Instagram anunciou outras duas novidades, sendo uma delas focada no gerenciamento de recomendações. Agora, será possível dizer à plataforma que tipos de conteúdos você não quer ver na sua timeline. Esse recurso está sendo lançado hoje (19) globalmente – portanto, está disponível já no Brasil. Para ter acesso a ele, é preciso atualizar o aplicativo no seu celular.

Funciona mais ou menos de forma similar ao Twitter, quando se indica um tuíte que não seja de seu agrado. Assim, quando a pessoa informar ao Instagram que não gosta de algum tipo de conteúdo, a plataforma evitará mostrá-lo no feed e no reels. Para fazer isso, os passos são os seguintes:

– Vá no menu explorar e veja os posts sugeridos para você. Selecione algum de que você não goste e toque longamente sobre ele, até que apareçam opções;
– Entre as opções, aparecerá “Não tenho interesse”. Para indicar que você não deseja ver mais aquele tipo de conteúdo, basta tocar sobre ela. A publicação será escondida, e posts relacionados a ela não aparecerão mais para você.

Outra novidade é que agora dá para selecionar palavras, emojis ou hashtags que se deseja evitar na timeline. Essa opção está disponível no menu “Palavras ocultas”, dentro das configurações de privacidade do aplicativo.

– Abra o aplicativo, vá no seu perfil e, então, toque sobre o menu de sanduíche, no topo direito da tela;
– Em “Configurações”, selecione a opção “Privacidade” no menu que será aberto;
– Ali, vá em “Palavras ocultas” e, depois, em “Gerenciar palavras ocultas”.
– A opção está disponível para duas modalidades: mensagens e comentários e publicações. Nesse sentido, para ocultar palavras e hashtags no feed, é preciso ir na segunda opção. Basta então digitar o que você deseja evitar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE