Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Programa de Pagamento por Serviços Ambientais de Erechim é case de sucesso em evento estadual

Com pouco menos de dois anos, o PSA de Erechim já possui dados expressivos e chama atenção de diversos segmentos.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
25/04/2024 13:55 – atualizado há 16 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Meio Ambiente de Erechim foi convidada a apresentar o Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no 1º Seminário Gaúcho de Pagamento por Serviços Ambientais, realizado em Santa Cruz do Sul, nos dias 22 e 23 de abril.

Com pouco menos de dois anos, o PSA de Erechim já possui dados expressivos e chama atenção de diversos segmentos, a exemplo da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que a partir da repercussão que tem tomado, procurou a diretoria que gerencia o programa para apresentar no evento organizado pela instituição.

O 1º Seminário Gaúcho de Pagamento por Serviços Ambientais contou com representantes de órgãos governamentais, instituições acadêmicas, empresas e comunidade para discutir diferentes iniciativas de PSA no Estado. Incluiu mesas redondas, palestras e debates sobre temas relevantes para o setor ambiental e de recursos hídricos. Ainda, participaram do evento representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Departamento de Recursos Hídricos (DRH - RS) e pesquisadores da EMBRAPA solos.

Para a diretora do PSA, Ariane Pasuch, foi uma satisfação levar o nome do município para um evento com representantes de diversos ramos e segmentos que possam vir a apoiar o PSA de Erechim.

“Muitos caminhos foram abertos ampliando as possibilidades para os nossos agricultores aderidos. Importantes trocas de experiência com os membros do Produtor de Águas, programa de Vera Cruz, que estiveram presentes e apresentaram os dados de mais de 10 anos de implantação”.

A diretora do PSA também destaca que a adesão é voluntária e ocorre em qualquer tempo e que, mesmo a prioridade sejam as lindeiras aos rios utilizados para abastecimento, todas as propriedades dentro do perímetro municipal podem participar contemplando os Rios Leãozinho, Ligeirinho, Campo, Cravo, Suzana e Dourado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE