Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Projeto de Trem para ligar Porto Alegre a Gramado é detalhado para o governo gaúcho

O projeto prevê que os 84 quilômetros que separam as duas cidades sejam percorridos por um trem expresso com capacidade para cerca de 250 lugares.

ASCOM SEDEC
por  ASCOM SEDEC
12/04/2024 12:04 – atualizado há 29 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O projeto de um trem para ligar Porto Alegre a Gramado, na Serra Gaúcha, foi detalhado ao governo do Rio Grande do Sul pelas empresas responsáveis pela iniciativa durante uma reunião na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, na quinta-feira (11).

O projeto prevê que os 84 quilômetros que separam as duas cidades sejam percorridos por um trem expresso com capacidade para cerca de 250 lugares. O tempo da viagem é estimado em uma hora. O trem seria uma alternativa aos congestionamentos diários na BR-116 e nas áreas centrais de Gramado e de Canela, em razão da alta demanda turística na região. A projeção é de que o fluxo seja de 1 milhão de passageiros por ano em cada trecho.

Foto: Tais Teixeira

As empresas responsáveis pelo projeto – RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia e BF Capital e SulTrens – detalharam os passos legais e estruturais para a implementação do trem. Os estudos de demanda, turismo, engenharia e topografia da região foram apresentados durante a reunião. As três opções de trajetos passam pelas áreas rurais, sendo o ponto de partida o entorno do aeroporto Salgado Filho, na Capital.

Entre os desafios do projeto, está a questão logística, pelas características geográficas da Serra. No entanto, as empresas asseguraram conhecer a tecnologia necessária para percorrer o trajeto. Foi lembrado que, nos anos 1960, já houve uma ferrovia que ligava Porto Alegre a Gramado e que, atualmente, a engenharia está muito mais avançada. Foram abordados também tópicos relacionados à segurança, com a exemplificação da sinalização de cruzamentos.

“Estamos falando de uma região cuja demanda turística cresce cada vez mais, com novas atrações surgindo e valorizando o município. Em qualquer lugar desenvolvido, o transporte ferroviário é uma realidade. Seria ótimo para o Estado ter essa opção, que não só atrairia mais turistas, mas também novos investidores”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

Sobre as etapas futuras, Polo explicou que, na próxima semana, será feita uma reunião para avaliação interna do material apresentado. Posteriormente, o tema será tratado com os municípios que seriam impactados pela passagem do transporte.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, afirmou que é “importante que o governo esteja envolvido em todas as etapas” do projeto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE