Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

RS registra mais de 1,7 milhão de veículos com o IPVA 2024 quitado

Balanço até 29 de fevereiro aponta o recolhimento de R$ 2,6 bilhões aos cofres do Estado.

Ascom Sefaz
por  Ascom Sefaz
06/03/2024 21:22 – atualizado há 22 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul já contabiliza 1,7 milhão de veículos com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 quitado. Esse número equivale a 45,3% da frota tributável – ou seja, que efetivamente paga imposto –, que é de 3,8 milhões de automóveis. Os dados foram contabilizados pela Receita Estadual até 29 de fevereiro. Até o fim de janeiro, o índice de veículos com o imposto pago estava em 40,7%.

Até o momento, ingressaram nos cofres gaúchos R$ 2,6 bilhões, o que corresponde a 52,31% da expectativa de arrecadação. Esse valor é a soma do pagamento antecipado à vista e da quitação das duas primeiras parcelas do imposto, no caso de quem optou pelo fracionamento. Os recursos do IPVA são repartidos igualmente entre Estado e municípios, depois de descontados os 20% referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para detalhar ainda mais os dados, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) preparou um resumo de como está a quitação por região (veja abaixo). As informações foram agrupadas por delegacias da Receita Estadual, que abrangem diferentes áreas do Estado. A que registra o maior percentual de veículos com o IPVA 2024 pago é a de Lajeado, que abarca 42 municípios. Forquetinha, no Vale do Taquari, tem o melhor resultado entre as 497 cidades gaúchas. A região com o menor índice é a de Canoas. É possível conferir as informações detalhadas por cidade e região clicando neste link e baixando a tabela.

No mês de março, o desconto é de 1% no pagamento do IPVA, tanto para a quitação integral quanto para a parcela. A redução máxima no mês pode chegar a 20,8%, considerando os descontos de Bom Motorista e de Bom Cidadão. O prazo para aderir ao parcelamento já terminou. A data de vencimento por placa se encerra em abril.

Para pagar, é preciso apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Também há a opção de pagamento por Pix em mais de 760 instituições – temporariamente, o QR Code só pode ser gerado no site do DetranRS. Junto ao IPVA, é possível quitar a taxa de licenciamento e as multas de trânsito.

Com 37 municípios, a região de Erechim contabiliza 52,4 mil veículos com o registro do IPVA pago, o que corresponde a 52,68%. No topo da lista, está Três Arroios, com 68,33%, seguida por Charrua, Gaurama, Mariano Moro e Cruzaltense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE