Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Aeroporto de Santo Ângelo recebe equipamentos que ajudam pilotos a pousar com segurança

Desde 18 de outubro, há voo direto entre Santo Ângelo e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Secom/Piratini
por  Secom/Piratini
06/12/2022 08:51 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O aeroporto Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, deve receber ainda nesta semana o Sistema Visual Indicador de Rampa de Aproximação (chamado de Papi Tático), equipamento que auxiliar pilotos na hora do pouso. A compra é providenciada pelo Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria de Logística e Transporte (Selt) do governo do Estado por meio de locação com a Infraero. 

Quando instalado – de maneira provisória – o equipamento vai viabilizar a operação de aproximação das aeronaves pela cabeceira 30 do aeroporto. Na cabeceira 12 (voltada para o lado da cidade), a operação continuará a ser feita pelo equipamento existente, até a compra em definitivo do Papi Tático.

Foto: Fernando Gomes / Noroeste Online

Enquanto aguarda a chegada do equipamento provisório, o Estado, por meio do contrato de gestão firmado entre a Infraero e o DAP/Selt, realizará os trâmites para a homologação do Papi Tático no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão vinculado ao Ministério da Defesa.

Paralelamente a esse processo, o governo do Estado abriu expediente licitatório visando à aquisição do equipamento para instalação definitiva nas duas cabeceiras da pista do aeroporto. O Edital 0075/2022, que trata da tomada de preços para fornecimento e instalação de equipamentos de auxílio à navegação, foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (5/12).

“É importante destacar que o governo do Estado está tomando todas as providências para garantir essas operações com a maior brevidade, atendendo todas as etapas necessárias à garantia de segurança no aeroporto”, afirma o secretário de Logística e Transporte, Luiz Gustavo de Souza.

“Por se tratar de uma ação conjunta, com diferentes envolvidos, governo do Estado, governo federal, prefeitura de Santo Ângelo, Infraero, empresas de aviação e empresariado local, desde a autorização para as operações com Boeing 737-800, emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com as condições e restrições existentes, o governo do Estado tomou todas as providências para garantir a segurança e a gestão nas operações do aeroporto”, reforça o diretor do DAP/Selt, Leandro Taborda.

Foto: Portal das Missões

A locação do Papi Tático é mais uma das providências adotadas pelo Estado que, ao sanar essa restrição, irá permitir a utilização em plenitude da pista de pouso e decolagem por aeronaves de maior porte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE