Política

AMAU busca soluções para problemas no fornecimento de energia

Entidade se reuniu com a RGE na terça-feira (16)

Por Redação AU/Assessoria Amau Publicado em 17/01/2024 09:28 - Atualizado em 03/06/2024 13:56

Na terça-feira, 16, a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), liderada pelo presidente Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul, realizou uma audiência com o presidente da RGE, Marco Antônio Villela de Abreu, e especialistas, visando abordar as preocupantes recorrências de problemas, com destaque para a persistente falta de energia e os longos períodos para sua restauração.

Os desafios se intensificaram desde o dia 22 de dezembro de 2023, quando diversas comunidades na região enfrentaram uma semana inteira sem energia. Marcelo Arruda enfatiza a importância vital do fornecimento seguro de energia para uma região que se destaca no agronegócio, sendo uma das maiores produtoras de suínos, aves e leite no Estado.

A comitiva do Alto Uruguai, composta pelo presidente da AMAU e outros representantes municipais, incluindo o prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, o prefeito de São Valentim, Claudimir Paniz, o vice-prefeito de Erval Grande, Valdecir Wieczynski, acompanhado de um secretário municipal, o gerente de relacionamento da RGE na região do Alto Uruguai, Cláudio Rodrigo Mânica, e a Consultora da RGE, Eliana Bortolon, participou ativamente da reunião.

A avaliação da reunião foi positiva, permitindo identificar os principais desafios enfrentados. A RGE apresentou as medidas já em curso e solicitou que cada município apresente suas prioridades, a fim de desenvolver um plano de ação mais imediato.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, revelou que a RGE tem a intenção de realizar investimentos significativos na região. No entanto, ele ressalta a necessidade de criar uma legislação regional, especialmente em relação às árvores próximas às redes elétricas, frequentemente responsáveis por problemas na distribuição de energia. A proposta é estabelecer uma legislação regional para atuar de maneira mais efetiva, medindo resultados com acompanhamento próximo e contundente, visando aprimorar a qualidade dos serviços para todos os municípios da região.

O presidente Marcelo Arruda também salienta a importância do diálogo que, segundo ele, é o melhor caminho para a resolução dos impasses. Arruda pontua que, com a união dos municípios do Alto Uruguai e a presença da conselheira presidente da AGERGS, Luciana Luso de Carvalho, na Assembleia Ordinária da AMAU, a ser realizada nesta quinta-feira, 18, as ações e investimentos serão mais efetivos e céleres.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados