Rio Grande do Sul

Aprovado projeto de Lei que institui obrigatoriedade do teste do bracinho no RS

Projeto institui a obrigatoriedade do teste nas consultas pediátricas em crianças a partir de 3 anos de idade, atendidas na rede pública estadual de saúde do RS.

Por Assembleia Legislativa RS Publicado em 13/03/2024 08:55 - Atualizado em 03/06/2024 13:59

Foi aprovado, com 46 votos favoráveis, o PL 238 2023, do deputado Gustavo Victorino (Republicanos), que institui a obrigatoriedade do teste do bracinho nas consultas pediátricas em crianças a partir de três anos de idade, atendidas pela rede pública estadual de saúde no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. 

A matéria recebeu uma emenda da CCJ, igualmente aprovada. Gustavo Victorino (Republicanos) explicou que o índice de cardiopatia em crianças com até 10 anos é cada vez mais alto e que o teste do bracinho nada mais é do que aferir a pressão arterial junto com a frequência cardíaca. 

Disse que na maioria das consultas pediátricas no RS o teste não é feito em função da necessidade de usar um aparelho específico para aferir a pressão das crianças. "Um teste simples como este pode salvar vidas", concluiu. 

O Dr. Thiago Duarte (União) parabenizou o autor pela iniciativa, explicando que a hipertensão arterial, principalmente na criança, pode levar ao agravamento de diversas patologias. "É fundamental que seja diagnosticado", avaliou.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados