Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Governo federal prepara anúncio de medidas para quem perdeu eletrodomésticos no RS

Propostas de ajuda incluem novo auxílio emergencial, linha de crédito e antecipação de benefícios sociais.

CNN
por  CNN
13/05/2024 19:51 – atualizado há 59 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Governo federal prepara anúncio de medidas para quem perdeu eletrodomésticos no Rio Grande do Sul. Propostas de ajuda incluem novo auxílio emergencial, linha de crédito e antecipação de benefícios sociais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar nos próximos dias a destinação de recursos para famílias carentes que perderam seus eletrodomésticos nas enchentes do Rio Grande do Sul. Segundo antecipou o ministro Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, a expectativa é de que esse anúncio seja feito nesta terça (14) ou quarta-feira (15).

A nova rodada de medidas a serem anunciadas contemplará desta vez a reconstrução de lares. As propostas incluem um novo auxílio emergencial, nos moldes do que foi feito durante a pandemia de coronavírus; uma nova linha de crédito para compra de eletrodomésticos e material de construção em estabelecimentos credenciados e antecipar benefícios sociais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Ao comentar sobre as novas medidas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que algumas propostas já chegaram e que a equipe econômica elaborou cenários a serem apresentados ao presidente Lula.

Segundo o ministro, Lula deve decidir quando vai fazer o anúncio, que poderá ser amanhã. “Devemos levar para o presidente ainda hoje e amadurecer até amanhã para eventualmente anunciar ainda essa semana um apoio direto às famílias, para além daqueles já anunciados pelo Ministério da Previdência e do Trabalho”, disse à jornalistas nesta segunda-feira (13) na porta do Ministério da Fazenda.

A chamada “linha branca”, que abarca itens essenciais para a realização da tarefa diária de uma casa, como fogão, geladeira, máquina de lavar e microondas, é uma pauta cara ao presidente Lula.

Durante anúncio de R$ 52 bilhões em medidas emergenciais para a população gaúcha, na semana passada, o petista disse que eletrodomésticos são “patrimônio” para os mais pobres.

“Muita gente acha que uma televisão é uma pequena coisa, que não tem muita importância. Mas, para uma pessoa mais humilde, ela é um patrimônio”, afirmou. “A geladeira, então, nem se fala. E uma máquina de lavar roupa é uma coisa muito importante para as mulheres que estão sobrevivendo um verdadeiro sofrimento”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE