Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Professora de Erechim é premiada em evento do MEC de boas práticas no ensino de matemática

A professora da Escola Estadual Normal José Bonifácio de Erechim, Josieli Tonin Pagliosa, esteve entre os dez premiados.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
22/05/2024 11:21 – atualizado há 30 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Educação (MEC) — em parceria com o conselho gestor da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr) — promoveu o Seminário de Práticas Exitosas no Ensino de Matemática, na terça-feira (21) em Brasília (DF). O encontro reuniu profissionais da educação brasileira com o objetivo de promover o diálogo sobre as habilidades docentes para o ensino de matemática na educação básica. Além disso, durante o evento, os dez vencedores da OPMbr receberam as medalhas de ouro da competição.

Entre os 10 premiados, a professora da Escola Estadual Normal José Bonifácio de Erechim, Josieli Tonin Pagliosa. O seminário ocorreu no auditório do Edifício-Sede do MEC, em Brasília (DF). Estiveram presentes, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela; a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; e o embaixador da China, Zhu Quingqiao.

Além do debate sobre o tema, foi realizada uma roda de conversa sobre as aprendizagens do seminário, com o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, professor Lourival José Martins Filho.

Para a professora de Erechim, que foi a porta-voz dos colegas medalhistas premiados, a primeira palavra que define esse momento é orgulho. 

“Além disso, muita gratidão por representar o meu Estado do Rio Grande do Sul, a minha cidade de Erechim e a Escola JB e muito feliz em uma olimpíada de nível nacional, organizada por instituições de alta credibilidade no País no ensino da matemática como ITA, IMPA, SBM e MEC”, disse Josieli Tonin Pagliosa.

OPMbr 

A Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio contou com o apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A competição teve como objetivos: estimular o ensino da matemática no Brasil; identificar e propagar boas práticas no ensino da disciplina; identificar talentos entre os professores e incentivar o ingresso em áreas científicas e tecnológicas; entre outros.

Escolhidos entre 67 finalistas, os 10 professores premiados com medalha de ouro ganharão uma viagem para conhecer o sistema educacional da China, país classificado entre os melhores no ensino de matemática no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Além dos medalhistas de ouro, 9 professores ganharam medalha de prata, enquanto 48 receberam a de bronze. Entre os medalhistas, 38 são vinculados à rede estadual; 14 são de escolas particulares; 11, da rede federal; e 4, da municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE