Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Entre Rios do Sul: Usina Passo Fundo e Defesa Civil farão simulado de evacuação

Reuniões com moradores que habitam as zonas de autossalvamento ocorrem nos próximos dias. Treinamento simulado está previsto para 29 de junho.

Assessoria/ENGIE
por  Assessoria/ENGIE
06/06/2024 15:12 – atualizado há 1 dia
Continua depois da publicidadePublicidade

A Usina Hidrelétrica Passo Fundo inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áreas de segurança operacional. Com apoio da Defesa Civil, a Usina irá realizar encontros para informar e preparar as comunidades diretamente impactadas pelo treinamento simulado de evacuação, que será realizado no dia 29 de junho de 2024.

Dois encontros irão envolver moradores de Entre Rios do Sul, Trindade do Sul e São Valentim. A primeira, no Centro de Cultura de Entre Rios do Sul, no dia 10 de junho. No dia 11 de junho, os moradores da Vila União, comunidade do interior de Entre Rios, se reúnem no salão comunitário. Os representantes da Usina irão detalhar todas as etapas do simulado e dialogar com a comunidade sobre os preparativos para o dia do exercício, membros das Defesas Civis, do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar também estarão presentes.

Reuniões de preparação para exercício simulado:

  • 10/06 (segunda-feira) - 19h
  • Local: Entre Rios do Sul - Centro de Cultura
  • 11/06 (terça-feira) 19h
  • Local: Vila União – Salão Comunitário

Usina está totalmente segura

O exercício de simulado, que irá ocorrer em 29 de junho, integra um conjunto de medidas preventivas que garantem a segurança da população local. As atividades estão previstas para o atendimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNDEC (Lei 12.608/2012) e a Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis nº 12.334/2010 e nº 14.066/2020).

“A realização do simulado não tem relação com o alto volume de chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. As reuniões marcam a etapa final de um processo que começou há dois anos, com o cadastramento dos moradores localizados a jusante da Usina, passando pela etapa de instalação da sinalização das rotas de fuga e alertas sonoros. O simulado deve ocorrer a cada três anos e todos os moradores serão avisados antecipadamente sobre data e horário previsto”, comenta Livia Santos, gerente da Usina Hidrelétrica Passo Fundo.

As iniciativas possuem caráter preventivo e a Usina e suas barragens, assim como suas estruturas, atendem plenamente aos requisitos de segurança, não oferecendo nenhum risco à comunidade. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil de seu município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE