Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

"Brasil tem potencial para aumentar uso de drones nas lavouras"

Para Silvia Fagnani, da Think Brasil, o país ainda está longe de alcançar a China, que tem mais 100 mil drones, mas pode crescer muito.

Canal Rural
por  Canal Rural
01/08/2021 20:15 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), abriu na última semana uma consulta pública sobre o uso de drones para pulverização. A consulta é específica para drones de Classe 2 (com peso máximo de decolagem maior que 25 kg e menor ou igual a 150 Kg).

Anselmo Cunha / PMPA

O uso de drones no campo pode estar caminhando para uma regularização oficial, já que o assunto também foi tema de debate em uma consulta pública pelo ministério da Agricultura (Mapa), com o objetivo de regulamentar a utilização de equipamentos menores nas lavouras.

Para Silvia Fagnani, sócia da Think Brasil, o Brasil, como uma potência agrícola, já deveria ter uma legislação específica sobre o uso de drones para a atividade no campo. “Grande parte dos países é com destaque na agricultura já tem uma regulamentação mais ampla sobre uso de drone. O Brasil ainda caminha para obter esse avanço a partir da consulta promovida pelo Mapa”.

De acordo com Silvia, a China é pioneira no uso de drones no campo, com 100 mil equipamentos nas lavouras. No Brasil, o número chega a apenas 1,5 mil.

“É irreal pensar que vamos alcançar os chineses, mas existe uma grande tendência de crescimento sim, pois os drones são uma ferramenta muito segura, que complemente o trabalho de pulverização terrestre e aérea”.

“Hoje essa tecnologia já é encontrada a preços mais acessíveis tanto para agricultores quanto para empresas de avião agrícola, que hoje fazem o uso de drones para complementar as ações de aplicações aéreas”, complementa Silvia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE