Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

"Não vai ter lockdown nacional", diz Bolsonaro em Chapecó

Em Santa Catarina, presidente afirmou que o Exército Brasileiro não vai à rua para "manter o povo dentro de casa"

NSCTotal
por  NSCTotal
07/04/2021 14:36 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Em visita a Chapecó, Jair Bolsonaro voltou a rechaçar medidas restritivas adotadas por prefeitos e governadores para frear a Covid-19. Em evento para cerca de 200 pessoas, o presidente chegou a levantar o tom para dizer que "não vai ter lockdown nacional". A afirmação vem em um momento de recorde de mortes no país. Na terça-feira (6), o Brasil registrou 4.195 óbitos em 24 horas, o maior número em mais de um ano de pandemia.

Durante a fala, mais uma vez, Bolsonaro colocou em pauta a dualidade entre saúde e economia, defendeu a liberdade dos médicos para receitar qualquer tratamento e disse que não vai incentivar ninguém a ficar em casa.

— Seria muito mais fácil a gente ficar quieto, se acomodar, não tocar nesse assunto. Ou atender, como alguns querem, o lockdown nacional. Não vai ter lockdown nacional! Alguns ousam dizer por aí que as Forças Armadas deveriam ajudar alguns governadores nas suas medidas restritivas. O nosso Exército Brasileiro não vai à rua para manter o povo dentro de casa.

Bolsonaro visita Santa Catarina e defende pandemia sem restrições(Foto: Reprodução / NSC TV)

A justificativa para não ter restrições no país usada pelo presidente é a liberdade dos brasileiros. Segundo ele, o vírus não vai embora e é quase impossível erradicá-lo, por isso o Brasil "não vai parar para empobrecer mais".

Enquanto isso, os números de mortes sobem e batem recordes a cada dia no Brasil. Com o último registro de quase 4,2 mil mortes, morre um brasileiro a casa 20 segundos no país. A situação de Chapecó, usada como bom exemplo por Bolsonaro, também não é das melhores. O município é o 4º em Santa Catarina com mais casos e o terceiro no número de mortes. Na segunda-feira (5), a cidade registrava 392 casos ativos, que pularam para 606 na terça-feira (6). Hoje, quarta-feira (07), o município possui 569 casos ativos e 217 casos suspeitos, que aguardam resultados de exames. Há 179 pessoas internadas por conta da doença – 116 em leitos de UTI e 63 em enfermaria. O número total de mortes, desde o início da pandemia, é de 544.

Em contrapartida, com a abertura de leitos, a cidade zerou a fila de espera nos hospitais e pronto-atendimentos.

— Temos que estudar Chapecó, temos que ver as medidas tomadas pelo prefeito e as atuais medidas tomadas pelas governadoras — disse Bolsonaro.

Entre as medidas tomadas pelo prefeito João Rodrigues está a suspensão das atividades não essenciais por 14 dias no fim de fevereiro.

"Estou me lixando para 2022"

Durante o discurso, o presidente ainda defendeu o "tratamento precoce" contra o coronavírus, mesmo sem eficácia comprovada, e a liberdade dos médicos para prescreverem remédios. Ele ainda falou que nenhuma de suas medidas é pensando nas eleições presidenciais de 2022.

— Não é hora de ver biografia, estou me lixando pra 22! Vai ter uma pancada de candidatos.

Bolsonaro ainda tirou a responsabilidade do governo em relação ao colapso da saúde que acontece no Brasil e disse que não vai aceitar a política "de ficar em casa".

— O mais fácil é ficar do lado da massa, da grande maioria, isso evita problemas. Você não é acusado de genocida, não sofre ataques por parte de gente que pensa diferente. O verdadeiro inimigo é o vírus, não o presidente, a governadora, o prefeito — finalizou o presidente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE