Ciência
150 por hora: maior chuva de meteoros de 2023 poderá ser vista na noite desta quarta (13)
Chuva de meteoros poderá ser vista de todo o Brasil, mas experiência completa só será possível em local de pouca luminosidade e com condições meteorológicas favoráveis
A maior chuva de meteoros de 2023 poderá ser vista em todo o Brasil na noite desta quarta-feira (13), inclusive do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Passarão no céu do País cerca de 150 meteoros por hora, mas quantos você verá depende de condições meteorológicas e da luz.
Segundo a American Metheor Society, 2023 será um ótimo ano para a observação dessa chuva de meteoros da Terra, em especial quando não há interferência da luz da lua, e os observadores podem ver até 150 meteoros por hora nos horários de pico.
Os meteoros Gemínideos, contudo, ficarão mais visíveis do hemisfério Norte, enquanto o fenômeno será menos visível no hemisfério Sul.
A Nasa recomenda que os telespectadores se direcionem para um local mais escuro possível. Após cerca de 30 minutos no escuro, olhos dos telespectadores devem se adaptar e será possível ver meteoros.
“Seja paciente – o show vai durar do início da noite até o amanhecer, então você terá bastante tempo para dar uma olhada.”