Cidade
1ª Feira do Artesanato é realizada em Campinas do Sul
O objetivo da feira foi a valorização do trabalho realizado durante a pandemia, onde as agricultoras buscaram estratégias para manterem-se emocionalmente saudáveis.
O município de Campinas do Sul realizou a 1ª Feira do Artesanato, plantas suculentas e velas, com a participação de 20 agricultoras, na quarta-feira (08/12), no Centro de Eventos. As produtoras, com idade entre 18 e 80 anos, produziram manualmente as peças. Também foram expostos plantas suculentas e velas. O objetivo da feira foi a valorização do trabalho realizado durante a pandemia, onde as agricultoras buscaram estratégias para manterem-se emocionalmente saudáveis. Estes produtos estavam estocados nas casas e necessitavam de um espaço para comercialização.
A atividade foi organizada pelos intencionistas sociais Emanuele Bieniek e Rosângela Montepó do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Campinas do Sul, com apoio da Prefeitura. Para fortalecer o trabalho foi realizado um curso artesanato natalino em patchwork e o resultado pode ser visto nas bancas de venda.
Para as extensionistas, a diversidade de produtos é um aspecto positivo da pandemia, que mostrou que há muitas possibilidades para manter a mente saudável.
A agricultora Roselse Rempel, da comunidade Bela Esperança, sempre gostou de artesanato e contou que aos poucos começou a produção de suculentas. "Hoje estou muito satisfeita, pois o movimento está ótimo e é uma oportunidade de vender, fica uma sensação boa ver que as pessoas olham e gostam do nosso trabalho."
Isabete Menegas e Ivani Mariussi estiveram na feira fazendo compras de suculentas e avaliam a realização como excelente. "Estamos surpresas com a variedade de artesanato e produtos, tomara que saiam outras edições".