1ª Jornada – Caminhos da assistência social rural na Ascar reúne extensionistas da região do Alto Uruguai em Erechim
A 1ª jornada - Caminhos da assistência social rural na Ascar vem sendo realizada em todos os regionais da Instituição
A 1ª jornada - Caminhos da assistência social rural na Ascar vem sendo realizada em todos os regionais da Instituição. O objetivo é nivelamento de legislações e conceitos; aplicação prática dos conceitos em casos concretos da extensão rural social; aplicação dos conceitos para elaboração do Plano Socioassistencial (PSA) 2025 e relatório do plano referente a 2024. Também visa ampliar aprimorar os conhecimentos da equipe técnica da entidade no desenvolvimento das ações de assistência social.

Na sexta-feira (18/10), a rodada teve prosseguimento com extensionistas rural social da área administrativa do escritório regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, realizada na Espaço Cooperar da Sicredi UniEstados. A atividade contou com trabalho em grupo, debates na elaboração do próximo plano relatório, visando sempre o aprimoramento das ações de extensão rural social prestadas às famílias, promovendo a inclusão social e produtiva.
A assistência social no meio rural é fundamental para promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida das comunidades. Ela abrange diversas ações tais como Apoio à Agricultura Familiar, através de Programas que ajudam pequenos agricultores com capacitação, Acesso a crédito e tecnologias sustentáveis, Saúde e Educação com iniciativas que garantem acesso a serviços de saúde e educação, muitas vezes com foco em saúde preventiva e formação técnica, Inclusão Social por meio de Projetos que buscam integrar populações vulneráveis, como mulheres, jovens e idosos, por meio de capacitações e geração de renda.

Também integram o conjunto de ações, visando o desenvolvimento das comunidades, o Fomento a Cooperativas buscando incentivar a formação de cooperativas para que os produtores rurais possam se unir, compartilhar recursos e comercializar seus produtos de forma mais eficaz, Acesso à Terra, por meio Programas de reforma agrária e regularização fundiária que garantam o direito à terra para famílias de baixa renda, além de ações voltadas as políticas públicas que atendam às necessidades específicas das comunidades rurais, considerando suas particularidades culturais e econômicas. Todas estas ações visam promover a autonomia das comunidades, reduzir a pobreza e melhorar as condições de vida no meio rural.
Neste contexto, as orientações da jornada foram repassadas pelas extensionistas Elisângela Froehlich e Isolete Bacca, da Assessoria de Assistência Social. Também foi acompanhada pela gerente regional, Fernanda Tacca Angonese.