1º ano de CRPO Norte: prefeito Polis e 140 pessoas recebem Comenda
Comando Geral da Brigada Militar do Estado esteve em Erechim.
O Comando Regional de Polícia Ostensiva Norte – CRPO/N, instalado no ano passado em Erechim, dentro da implementação das novas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp), celebra um ano. A nova estrutura marcou a consolidação da estratégia de integração entre os órgãos de segurança pública proposto pelo Programa RS Seguro, a política pública transversal e estruturante realizada pelo Governo do Estado para o enfrentamento à criminalidade. A Prefeitura de Erechim e diversas entidades locais estiveram envolvidas na conquista regional.

A implantação tem como um dos objetivos principais compatibilizar os territórios de atuação dos comandos regionais da Brigada Militar e as delegacias regionais da Polícia Civil, de forma a avançar na articulação entre as instituições e fortalecer o combate à criminalidade. No caso do CRPO Norte, são 37 municípios e cerca de 255 mil habitantes atendidos. As unidades subordinadas são o 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), com sede em Erechim, e a 1ª Companhia Independente, localizada em Getúlio Vargas.
Solenidade alusiva ao 1° aniversário
Na manhã desta sexta-feira (25), aconteceu uma Solenidade Alusiva ao 1° Aniversário, com a entrega da Comenda do Comando Regional de Polícia Ostensiva Norte (CRPO/N), que se destina a distinguir cidadãos, militares ou civis, instituições e entidades que, no exercício de suas funções e atividades, tenham se destacado por suas atitudes, dedicação ou capacidade profissional e, com isto, tenham contribuído para elevar o grau de segurança pública na região, mediante realização de ações de real benefício para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e o aprimoramento da qualidade de vida na região, ou pelo apoio às ações do CRPO/N, de modo a se tornarem merecedores do reconhecimento público.

O prefeito Paulo Polis foi uma das 140 lideranças, militares e empresários que receberam a distinção. “O CRPO Norte vem promovendo uma atuação integrada com a Policia Civil e demais forças de segurança, potencializando a prevenção e o combate à criminalidade em toda região. Agradeço ao coronel Feoli e sua equipe pela vinda a Erechim e pelo diálogo construtivo sobre novas iniciativas de segurança para nossa cidade. Seguimos juntos, Prefeitura e Brigada Militar, trabalhando por uma Erechim cada vez mais protegida e próspera”, destacou.
Visita do Comando Geral da Brigada Militar do RS
Mais cedo, o prefeito Polis, recebeu no Salão Nobre, a visita do Comando Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes o comandante-geral, coronel Cláudio dos Santos Feoli; subcomandante-geral, coronel Douglas da Rosa Soares; o chefe do Estado-Maior, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira; corregedor-geral, coronel Vladimir Luís da Silva da Rosa; comandante do CRPO Norte, coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior; comandante do 13º BPM, tenente-coronel André Konigonis e subcomandante do 13º BPM, major Maurício Detoni.

Números do CRPO Norte
Também foi apresentado ao prefeito Polis, os números referentes a área do CRPO Norte. Durante o primeiro ano de implementação da nova estrutura, a região Norte do Estado contabilizou reduções significativas nos indicadores criminais. Em 2024, quando comparado ao ano anterior, houve quedas de 57% nos roubos de veículos, 53% nos roubos a estabelecimentos comerciais, 41% nos roubos residenciais e 22% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI). Em Erechim, os resultados foram ainda mais expressivos: quedas de 69% nos roubos a estabelecimentos comerciais, 67% nos roubos de veículos, 55% nos roubos residenciais, 40% dos CVLIs e 29% nos roubos a pedestre.
Fotos: Valquíria Michelin – GP PME