Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

5% dos veículos do RS estão cadastrados para receber multas com 40% de desconto

O sistema permite maior agilidade ao processo, disparando notificações eletrônicas em vez das enviadas pelo correio.

O Sul
por  O Sul
04/05/2021 22:54 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Implantado pelo DetranRS em 1º de dezembro do ano passado, o SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) já é utilizado por 5,4% da frota do Rio Grande do Sul. O app Carteira Digital de Trânsito oferece desconto de 40% nas multas recebidas após a adesão ao sistema. O proprietário poderá optar em cada multa individualmente, abdicando de apresentar defesa ou recurso para aquelas que quer receber o desconto. No Estado, há 275.925 veículos cadastrados no SNE, sendo 154.333 de pessoas físicas e 11.668 de jurídicas.

Nos últimos quatro meses, 4.369 multas foram pagas com o desconto máximo (40%), que vale para as infrações cometidas após a adesão do proprietário/condutor ao sistema. A adesão habilita o envio das multas apenas pelo formato digital, via app. Condutores que não têm veículo também podem aderir ao SNE e garantir o benefício.

Divulgação

O sistema permite maior agilidade ao processo, disparando notificações eletrônicas em vez das enviadas pelo correio. O direito ao desconto só vale para infrações futuras, não retroagindo para notificação de infrações cometidas antes da adesão ao SNE.

É recomendável a adesão ao SNE logo na sequência do download do aplicativo. O DetranRS também ressalta que a adesão não obriga o motorista a abrir mão da defesa de todas as infrações, apenas daquelas em que ele reconhecer o erro e quiser quitar com valor reduzido o que deve.

O diretor-geral adjunto do DetranRS, Marcelo Soletti, lembra que o papel do DetranRS é sobretudo o de conscientizar e educar o cidadão. “O motorista que abdica da defesa e reconhece seu erro sai ganhando com o SNE. Sem falar que o sistema é mais ágil, econômico e dinâmico, facilitando a vida das pessoas”, afirma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE