Cidade
5 passos para você montar um currículo em vídeo arrasador
As empresas hoje, mais do que nunca, estão optando por outras formas de conhecer melhor os candidatos, e uma delas que vem se destacando são os currículos em vídeo.
Você junta todas as suas moedas, vai na lan house ou papelaria do seu bairro, imprime um monte de currículos que mal tem certeza se estão realmente bons e vai embaixo de sol ou chuva distribuí-los por aí.
Se essa situação lhe parece familiar, agradeça por já ser coisa do passado. As empresas hoje, mais do que nunca, estão optando por outras formas de conhecer melhor os candidatos, e uma delas que vem se destacando são os currículos em vídeo.
Não são apenas uma ótima forma para ter uma perspectiva muito mais completa sobre o profissional, mas também são assimilados muito mais rápido e agilizam o processo de seleção.
Diante disso, é normal que talvez não saiba bem por onde começar e tudo bem! Você não é Steven Spielberg e nem precisa ser! Basta ler este guia com 5 dicas que separamos para te ajudar
1. Saiba onde está pisando
O perfil da empresa que estiver mandando seu currículo dirá muito sobre a forma que você terá de gravar, seja com uma roupa casual, um ambiente descontraído ou ainda um tom mais formal, caso seja requerido. Então coloque este princípio sempre em primeiro lugar, pois este é um fator eliminatório logo no início dos processos.
2. Encarne o Martin Scorsese
Acredite ou não, mas o enquadramento exerce um papel enorme no quão a sério te levarão. Filme sempre na horizontal para um ângulo mais amplo, focando no rosto e ombros, olhe sempre para a câmera (não para sua imagem) e apoie bem seu celular ou câmera para que a imagem não fique tremida.
3. Não precisa ser o Titanic
Se atente ao tempo que seu currículo em vídeo terá, ele não pode ser breve demais e nem exaustivamente longo. Caso ache melhor, pode usar um slideshow online e criar breve vídeo alternando com fotografias de momentos importantes do seu trabalho. Repasse e até roteirize o que dirá se necessário, a duração deve ter entre 30 segundos e 3 minutos (estourando), então não faça um curta metragem.
4. Cuidado com a ambientação
Tão importante quanto o que você estará dizendo no centro do quadro, é o fundo do vídeo, pois o ambiente dirá quase tanto quanto você. Procure um local mais quieto para não atrapalhar a captação de som e se atente à limpeza, pois a bagunça pega muito mal.
5. Não é um documentário sobre sua vida
Você é o tópico, mas não necessariamente toda sua história, então saiba quais informações priorizar: se apresente primeiro, o que faz hoje em dia, seus atributos pessoais e profissionais, suas experiências, conquistas e resultados notáveis e por fim deixe uma mensagem positiva às pessoas recrutadoras.
Os currículos em vídeo hoje te dão a chance de uma conexão mais humana com a empresa e também de mostrar a sua individualidade, ressaltando seu profissionalismo com mais assertividade.
Siga este passo a passo e não encontrará nenhum problema para ter um produto de qualidade a mostrar. O mais importante é ser quem você é, pois é isso que te destaca para a vaga certa.
Aproveite já estas dicas e comece agora a montar seu currículo em vídeo para finalmente conquistar aquele trampo que é sua cara!
FONTES:
https://folhadirigida.com.br/blog/video-curriculo-como-fazer/