Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

5ª Missão Municipalista destaca união dos prefeitos em prol do aumento da qualidade de vida da população

Evento reúne representantes de 68 municípios das regiões do Alto Uruguai (Amau), Nordeste (Amunor) e Planalto (Ampla).

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
09/11/2023 15:34 – atualizado há 19 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promoveu, nesta quinta-feira (9), no Polo de Cultura da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), a 5a Missão Municipalista do interior do Estado, com o tema “Valorizando a força interior do Rio Grande”, de uma série de 12 ações pelo RS. O evento, que tem como objetivo de integrar a entidade com as prefeituras, fomentar o diálogo, reunir as demandas da região, compartilhar experiências que contribuam para a qualificação e eficiência da gestão municipal, reuniu representantes de 68 municípios, entre eles, prefeitos, secretários, técnicos municipais das associações do Alto Uruguai (Amau), do Nordeste Riograndense (Amunor) e do Planalto (Ampla).

ACCIE

Na abertura, o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, disse que é uma honra para a entidade receber este grande evento regional. “A sociedade está cada vez mais complexa e para prosperar ela depende dos aspectos econômicos e, também, políticos, que é o foco deste grande encontro que estamos realizando aqui, porque juntos podemos fazer muito mais. Unindo esforços conseguimos fazer mais para o desenvolvimento da região e, consequentemente, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas”, ressalta Darlan.

Famurs

O presidente da Famurs, Luciani Orsi, elogiou a estrutura onde está sendo realizado o encontro e disse que a Missão Municipalista é uma oportunidade para aproximar a entidade dos prefeitos. “Oportunidade para trazer informações e levar as reivindicações das regiões aos governos do Estado e Federal, e, também, muitas vezes resolver alguns encaminhamentos com as nossas equipes técnicas. Neste momento, nada melhor que a união para que possamos avançar nas pautas e, realmente, atender a tudo que for possível para melhorar a vida do cidadão lá na ponta, que é o objetivo de nós gestores públicos municipais”, ressalta Luciano Orsi.

Amau

“Este é o momento de mostrar a união do municipalismo, e quando os municípios estão unidos tudo é mais fácil. A Amau mais uma vez mostrou toda a sua grandiosidade, estamos unidos para conquistar as obras tão sonhadas que há décadas não aconteciam na nossa região. Estamos com 68 municípios para debater, aqui, temas importantes, somos 497 municípios e 28 regiões, mas os problemas são os mesmos, só mudam de endereço e o tamanho deles. Importante também compartilhar as oportunidades e os bons exemplos para podermos avançar nas nossas regiões”, destaca Marcelo Arruda.

Ele comentou que Barra do Rio Azul passou por um momento muito difícil, a cidade foi totalmente alagada, mas graças a união dos municípios do Alto Uruguai a cidade está se reconstruindo. “Gostaria de agradecer, porque muitas mãos foram estendidas para reconstruir a cidade e começarmos de novo, importante lembrar que nenhuma vida foi perdida. Tínhamos todos os municípios ao nosso lado, se colocando à disposição, ajudando, porque sozinhos ainda estaríamos no meio da lama. Este evento é muito importante, temos que continuar unidos, nos ajudando, trabalhando e remando na mesma direção, como diria o prefeito Polis, nos momentos bons e ruins. Muito obrigado a todos, Alto Uruguai e norte gaúcho. É no município que tudo acontesce”, enfatiza o presidente da Amau, Marcelo Arruda.

Erechim

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, deu as boas-vindas a todos à Capital da Amizade, também do trabalho e desenvolvimento. “Só um ser humano pode curar e cuidar de outro ser humano. Nós conseguimos construir isso no Alto Uruguai, gradativamente, até pouco tempo atrás tínhamos uma saída asfaltada para ir ao Estado e o Brasil, hoje são pelo menos quatro rodovias, e isso é importante porque faz com que a vida da gente melhore. Se individualmente fossemos trabalhar para que isto acontecesse, certamente, não teria acontecido, foi a força coletiva e a nossa capacidade de encontrar soluções que viabilizaram estas conquistas. Hoje, uma obra em Ponte Preta, Campinas do Sul ou Marcelino Ramos, é uma obra do Alto Uruguai Gaúcho”, explica o prefeito Polis.

Ele comenta que Erechim tem 105 anos de história, 106 mil habitantes, e uma grande força de tração estruturada na diversificação das empresas, indútria, serviços, comércio, agronegócio e agricultura familiar, no empreendedorismo da população, nas parcerias público-privadas, e no comprometimento do Poder Público com o desenvolvimento socioeconômico. “Temos uma diversidade econômica grande que nos possibilita ter equilíbrio econômico-financeiro nas contas públicas e permitido fazer grandes entregas na área de educação, saúde, infraestrutura à população”, ressalta Polis.

Foco no tema do meio ambiente

Na 5ª Missão Municipalista, o prefeito Polis chamou atenção para a questão climática e os desastres naturais, que estão cada dia mais presentes no dia a dia dos gestores públicos. “Precisamos ter força de resposta aos desastres naturais, aqui, por exemplo, temos a Força Voluntária Alto Uruguai, que atua na região, como aconteceu com Barra do Rio Azul, que em poucas horas eles estavam prontos para agir e nas piores horas. Acredito que este é um tema importante que temos que tratar regionalmente, porque quando acontece um desastre natural é preciso encontrar soluções”, ressalta Polis.

Polis disse que a Famurs tem a capacidade de unir os municípios sobre temas comuns. “Os desafios são enormes, mas precisamos aproveitar este momento para que os temas regionais cheguem a Porto Alegre, para ampliar a nossa voz. Agradeço a todos os presentes e sejam bem-vindos à Capital da Amizade”, disse o prefeito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE