Agro
5º Seminário Regional de Juventude Rural acontece nesta semana em Tapejara
Mais de 350 jovens de cerca de 40 municípios participarão do evento.
Com mais de 350 jovens inscritos de cerca de 40 municípios, se aproxima o 5º Seminário Regional de Juventude Rural. O evento será nesta sexta-feira (04/11), no Centro Cultural do município de Tapejara. A promoção é da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Tapejara e Sicredi, e traz para discussão e reflexão o tema central “Jovem Rural: protagonismo, desenvolvimento e sustentabilidade”.
De acordo com a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Doriana Miotto, o objetivo do evento é oportunizar aos jovens rurais um espaço de aprendizagem, de troca de experiências e de muita valorização da família rural. “Queremos estimular a discussão do tema da sucessão na propriedade e o empoderamento do jovem na gestão rural, além de oportunizar um diálogo e o planejamento das propriedades visando a sucessão, visto que é um tema muito importante para as famílias rurais”, explicou Doriana.
De acordo com a programação, os participantes serão recepcionados com um café da manhã e ao logo do dia palestras, atrações culturais e integração. A primeira palestra será “O agro digital e a sustentabilidade”, com a engenheira agrônoma e coordenadora do curso de Agronomia da Atitus, Maria Francine Vogel. Na sequência, serão apresentadas as experiências dos municípios de Lagoa Vermelha e São Domingos do Sul sobre Políticas Públicas para Jovens Rurais. Uma roda de conversa também ainda vai trazer para o debate temas como alternativas para geração de renda e diversificação, gestão, tecnologias, pluriatividade, sucessão e políticas públicas.
Na parte da tarde, “Descomplicando a vida financeira” será o tema da palestra feita pelo Sicredi. Também haverá apresentação do case da Granja Avícola Guidini com os jovens Eder e Gabriele Guidini, agricultores do município de Tapejara. Já o professor do curso de Direito da Anhanguera Educacional Matheus de Paula vai palestrar sobre “Mindset – a mentalidade do desenvolvimento”. Na sequência as extensionistas da Emater/RS-Ascar Doriana Miotto e Cibele Bonez falam sobre “Jovem rural – agente impulsionador do desenvolvimento e da sustentabilidade”.
O Seminário é gratuito e com emissão de certificado de participação.