Política
9 ex-ministros de Bolsonaro venceram eleições, 3 estão no segundo turno e 5 perderam
Sergio Moro e Tereza Cristina, quando eram ministros: ambos foram eleitos para o Senado e anunciaram apoio a Bolsonaro no segundo turno.
As eleições do domingo (2) tiveram a vitória de nove ex-ministros do governo de Jair Bolsonaro (PL). Cinco foram eleitos senadores e quatro conquistaram vagas na Câmara dos Deputados. Dois estão na disputa do segundo turno das eleições para governos estaduais. E Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, disputa o cargo de vice-presidente na chapa encabeçada por Bolsonaro. Outros cinco ex-ministros de Bolsonaro que encararam as urnas foram derrotados.
No total, a gestão Bolsonaro, iniciada em 2019,tem 31 ex-ministros. Eles se distribuíram, na eleição atual, por seis partidos: Republicanos, PP, União Brasil, MDB, PMB e pelo PL de Bolsonaro.
Os cinco ex-ministros que venceram a disputa para o Senado são Damares Alves (Republicanos-DF), ex-titular da pasta de Mulher, Família e Direitos Humanos; Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro do Desenvolvimento Regional; Marcos Pontes (PL-SP), ex-titular da Ciência e Tecnologia; Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura; e Sergio Moro (União Brasil-PR), que comandou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Tanto Damares quanto Tereza Cristina venceram disputas contra adversários que também foram ministros do governo Bolsonaro. Damares superou no Distrito Federal Flávia Arruda (ex-ministra da Secretaria de Governo, do PL). E Tereza Cristina derrotou Luiz Henrique Mandetta (ex-ministro da Saúde, do União Brasil) no Mato Grosso do Sul.